sexta-feira, 19 outubro 2018
Fale Conosco | (24)3343-5229

Educação

Escola forma turma do Proerd em Volta Redonda

15/07/2018 08:04:14

Alunos do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Maria José Campos Costa, do bairro Volta Grande, participaram no sábado da formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. A cerimônia, no Ginásio Poliesportivo do Santo Agostinho, reuniu os 210 alunos do programa, pais e professores.

As crianças recebem o material e há uma didática preparada pela coordenação do programa, no Rio de Janeiro, que deve ser seguida. “O Proerd tem 25 anos e já formou 1,4 milhão de alunos. A ideia é afastar o jovem das drogas, ilícitas ou lícitas, e torna-lo multiplicador dessa atitude”,  disse o 2º sargento da PM, Gladston Pereira Lima. Ele explicou ainda que o programa é voltado para o 5º ano por avaliação de psicólogos e pedagogos, por conta da faixa etária dos alunos, em torno dos 10 anos.

- É nessa idade que eles começam a despertar novos conhecimentos e ir para escola sozinhos.

Uma aluna de 10 anos, teve a redação como trabalho final do programa selecionada para ser lida ao público. “Ficar longe das drogas e do álcool e incentivar as pessoas a fazerem o mesmo, além de lições como não praticar o bulling foram temas do texto, que encerra com o ensinamento: boas escolhas fazem um bom cidadão”.

A mãe dela, Tatiana Cristina Bosco de Paula, ficou orgulhosa pelas palavras da filha e espera que o Proerd tenha plantado uma semente do bem na menina. “Vamos acompanhar de perto para ver se ela assimilou de verdade esses ensinamentos”, falou.

A diretora da escola, Tânia Mara Silva Ferreira, lembra que duas de suas filhas participaram do Proerd e acredita no resultado da iniciativa da PM. “Tenho duas filhas que participaram do Proerd, uma com 19 e outra com 14 hoje e que não esquecem as lições do programa”, afirmou.

O coordenador municipal de Prevenção às Drogas de Volta Redonda, Ricardo Vinícius da Cunha, disse que o uso de álcool e outras drogas são grandes problemas na nossa sociedade, principalmente para os jovens em idade escolar. “Precisamos fortalecer os fatores de proteção e diminuir os de risco”, defende Ricardo. (Fotos: Divulgação)

Escola forma turma do Proerd em Volta Redonda

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

12:44 Nacional