domingo, 16 junho 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

Equipe de competição ‘Pá & Bola’ revive memória das gincanas e homenageia um dos fundadores

12/01/2019 18:39:38

Para quem já chegou aos 40 anos o nome “Pá & Bola” soa familiar. Ao lado de outras importantes equipes de competição da GINCANAC, que era promovida pelo NAC (Núcleo de Ação Comunitária) entre 1978 e 2000 durante a Feira da Primavera, em Volta Redonda, a Pá & Bola foi uma das campeãs. Na verdade tricampeã após vencer em 1993, 1995 e 1996.

Mais de 20 anos depois do último título conquistado, cerca de 30 integrantes do grupo se reuniram novamente. Com novas camisas, famílias e alguns com cabelos já um pouco grisalhos se encontraram na manhã deste sábado, dia 12, para homenagear um dos fundadores da equipe, Flávio André de Souza que faleceu aos 43 anos, em 2014, após uma complicação por apendicite. Conhecido como Flavinho, tinha duas paixões: a Pá & Bola e o Vasco.

O muro da casa da família de Flávio desde o término das competições nos anos 2000 traz a imagem do gato, símbolo oficial da equipe, que foi retocado na ocasião como forma de reavivar a história. “Nós nos reunimos hoje para homenagear o Flavinho, retocando a pintura do Gato da Pá & Bola e como forma também de criar aqui um muro memorial da equipe”, explicou Arthur Soares, um dos idealizadores da homenagem.

Para a família do homenageado, o dia foi de emoção. “Estou emocionada desde o dia que os organizadores me procuraram para falar da homenagem. Fico feliz em saber quanto ele era querido e tinha amigos e esses amigos o consideravam como irmão”, disse a mãe de Flávio, Geni do Carmo de Souza.
Ainda segundo os organizadores, essa foi a primeira atividade de retorno do grupo. “A gente está pensando em transformar a Pá & Bola numa entidade filantrópica para realizar diversas atividades de ações sociais na cidade”, disse Arthur ao lembrar que outros muros também serão pintados.

Mais história

A Pá & Bola foi fundada em 1987 no bairro Vila Mury. Na época era formada por 20 pessoas que venceram a gincana promovida na festa junina da igreja local. A partir de então a equipe passou a participar de outras gincanas promovidas na cidade. A primeira participação na Feira da Primavera foi em 1991. A equipe chegou a vender mais de mil camisas em uma das participações. Em 1996 uma imagem comemorativa celebrou o tricampeonato. Numa provocação amigável à equipe “Escudeira 69”, que tinha um fusca como símbolo, a equipe incluiu o Fusca na versão. “Em 1996 a Escuderia 69 liderava a gincana de ponta a ponta. Na última tarefa, um enigma que precisava ser descoberto a partir de pistas deixadas em algumas ruas da cidade, a Pá & Bola levou a melhor ao descobrir que o enigma era levar uma rosa numa caixa de sapato. O símbolo comemorativo do tricampeonato foi um gato com uma rosa, dirigindo o fusca”, explicou o organizador.

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

17:36 Polícia