terça-feira, 20 novembro 2018
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

Empresas ônibus ampliam acesso à internet em Volta Redonda

Medida fez parte de acordo para reajuste

14/09/2018 16:33:00

Você entra em um ônibus e, imediatamente, está conectado à internet, em um ponto fixo de Wi-Fi que vai acompanhar você por toda a viagem. Infelizmente, essa ainda não é a regra no transporte público ou mesmo na maioria dos ônibus convencionais no Brasil. Entretanto, aos poucos esta ferramenta começa a ser disponibilizada em algumas cidades do país. Volta Redonda, por exemplo, é uma das pioneiras na região. As empresas Sul Fluminense, Cidade do Aço, Elite e Pinheiral, que fazem linhas locais, já oferecem viagens em ônibus equipados com Wi-Fi.

A medida faz parte da negociação realizada há pouco mais de um ano entre o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (SindPass) e a prefeitura de Volta Redonda. Na oportunidade, o Poder Público fez uma série de exigências para aceitar o reajuste da passagem, entre elas, a implantação de Wi-Fi para os passageiros. “O Wi-Fi funciona sim. Eu consigo baixar até vídeos. Pode ocorrer alguma falha, mas funciona e é boa”, garantiu a estudante Wanessa Cruz, que utiliza a Viação Elite e mora no Belmonte.

Veronice Ribeiro Paulino, do bairro Mariana Torres,  utiliza a internet no ônibus que faz a linha 455 – Fazendinha. “Já precisei fazer transação bancária dentro do ônibus e não tive nenhum problema”, disse a assistente administrativo.

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil fechou 2016 com 116 milhões de pessoas conectadas à internet, o equivalente a 64,7% da população com idade acima de 10 anos.

As informações são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad C). O celular continua a ser o principal aparelho para acessar a internet no Brasil. Em 2016, o eletrônico era usado por 94,6% dos internautas, à frente de computadores (63,7%), tablets (16,4%) e televisões (11,3%). Segundo o IBGE, 77,1% dos brasileiros possuíam algum celular.

O aplicativo de mensagens WhatsApp é um dos mais utilizados pelos passageiros. Segundo Natalia Olímpio Guerra, moradora do bairro Padre Josimo, dificilmente há problemas com a conexão. “Sempre conecta e é bem legal o serviço, pois pode acontecer de estarmos sem internet e precisarmos falar com alguém, mandar mensagem, e ajuda muito”, disse Natalia.

Utilizando a linha Circular 15, o estudante Saullo Menezes de Mello, morador do Vila Rica, diz que ter acesso gratuito à internet nos ônibus é fundamental. “Hoje estamos todos conectados, então, aproveitamos o trajeto para olhar mensagens e e-mail, sem gastar nosso pacote de dados. A internet pode até apresentar algum erro, mas foram poucas as vezes que isso aconteceu. Na maior parte do tempo, o serviço funciona.

A reportagem também testou a internet do transporte público de Volta Redonda na linha do bairro Água Limpa. No trajeto do Aterrado à Vila Santa Cecília foi possível acessar os aplicativos. Foi testada também a visualização de vídeos, como os Stories do Instagram e Youtube. Ambos funcionaram bem.

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

11:54 Cidades