sexta-feira, 22 setembro 2017
Fale Conosco | (24)3343-5229

Economia

Empresas de ônibus se comprometem com melhorias apontadas por prefeitura

07/07/2017 14:16:17

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Sindpass) encaminhou à prefeitura de Volta Redonda um documento em que se compromete com temas tratados em reuniões realizadas com o intuito de discutir melhorias no serviço de transporte coletivo. Uma delas diz respeito à gratuidade para idosos e o documento a ser apresentado para ter acesso ao benefício.

No documento, informou a prefeitura, o presidente do sindicato, Paulo Afonso Paiva Arantes informa que as empresas vão fazer uma campanha de esclarecimento junto aos idosos. ““Estamos cadastrando sem custo algum todos os idosos que têm direito a gratuidade. Quem tem mais de 60 anos pode usar os ônibus dentro do município (todos que tem pintura amarela) sem pagar, mas eles não têm direto à gratuidade intermunicipal (ônibus escrito RJ), que circulam nos bairros limítrofes entres duas cidades vizinhas. Esse tipo de gratuidade é para idosos com mais de 65 anos. Por isso, a melhor maneira de organizar e respeitar o publico, é o de se fazer o cartão, pois assim ninguém ficará sujeito a ter que mostrar identidade ou ser questionado”, informou o empresário, lembrando que basta passar o cartão na bilhetagem e usufruir do benefício.

Ele lembrou que existe um posto de cadastramento no segundo andar do Pontual Shopping, na Vila Santa Cecília. O Interessado precisa levar CPF, RG e um comprovante de residência. Outro item apontado pelas empresas foi com relação aos cobradores e motoristas. Paulo Afonso disse que os empresários não têm a intenção de acabar com a função de cobrador.

Ele também menciona a questão salarial. “Fechamos um acordo com o Sindicato dos Rodoviários, que tem data base em 1º de junho. O reajuste ficará prorrogado até 30 de julho, mas assim que for fixado o percentual, o pagamento será retroativo. Esse é o nosso compromisso”, afirmou o presidente.

Com relação ao pagamento do ISS (Imposto Sobre Serviços), Paulo Afonso disse que a categoria irá apresentar ao Executivo, um pedido de dilatação no prazo das parcelas, para que as empresas paguem seus impostos atrasados.

Outro tema, muito cobrado pelo prefeito, é com relação à renovação de parte da frota. Paulo Alfonso disse que as empresas têm dois projetos já em andamento. “Estivemos numa reunião em Brasília para tentar com nossos representes uma negociação junto à Caixa para aprimorar as condições do financiamento do Programa Refrota. Mas, independente dos resultados dessa negociação, estamos nos comprometendo com o prefeito de que, num prazo de até 120 dias, pelo menos 10% da frota ativa, que soma cerca de 200 ônibus, serão substituídos por novos. Serão 20 ônibus zero km que entrarão em funcionamento”, informou.

Samuca Silva analisou o compromisso das empresas e ratificou que o aumento legal a que a empresas tem direito está condicionado às melhorias no sistema.

“Sabemos que as empresas precisam reajustar o valor da tarifa, mas a população merece atenção especial e essas condições estão nas negociações”, disse Samuca.

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

10:14 Polícia