segunda-feira, 20 maio 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Economia

Eletrobras buscará parceiros para Angra 3, diz ministro

27/02/2019 12:14:17

A agenda de licitações do governo no setor elétrico este ano incluirá leilões para contratar novas usinas, em junho e setembro, e um certame para novos projetos de transmissão, provavelmente em dezembro. Foi o que disse nesta quarta-feira o ministro de Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque.

Em palestra durante evento do banco BTG Pactual, ele afirmou que o leilão de transmissão deverá oferecer a investidores 15 lotes de empreendimentos, com o objetivo de viabilizar a construção de 1,7 mil quilômetros em linhas de energia que demandarão aportes de cerca de R$ 4 bilhões.

O ministro disse ainda que o governo deverá iniciar em cerca de 30 dias um "roadshow" para apresentar a investidores o projeto de retomada das obras da usina nuclear de Angra 3, para o qual a estatal Eletrobras busca parceiros privados.

A construção da usina foi paralisada ainda no fim de 2015, em meio a investigações de autoridades na Operação Lava Jato que encontraram supostas irregularidades no projeto e também diante da falta de recursos da Eletrobras.

- Acreditamos que nós, talvez em um ou dois meses, possamos ter uma definição de como será finalizada Angra 3.Vamos começar agora um “roadshow" – anunciou o ministro, reiterando que o governo tem avaliado o tema "sem preconceitos".

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), formado por autoridades da área de energia do governo, decidiu em outubro passado elevar o valor de referência para a venda da produção futura da usina, como forma de facilitar a atração de investidores para o empreendimento.

Angra 3, que terá uma capacidade instalada de 1.405 megawatts, tem a entrada em operação atualmente estimada para 2026, mas a viabilidade da data ainda depende de definições sobre o modelo de negócios a ser adotado para retomada das obras. (As informações são da Reuters)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

18:18 Polícia