sábado, 17 agosto 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Lazer

Distrito de Amparo celebra 190 anos de existência

13/08/2019 10:58:07

O distrito de Nossa Senhora do Amparo  estará em festa no próximo fim de semana, com a comemoração dos 190 de existência da localidade. Desde 2013, a festa está no calendário oficial da cidade. A festa está no calendário oficial do município.

Os festejos terão início na quinta-feira, às 19h30min, quando o bispo da Diocese Barra do Piraí-Volta Redonda, dom Luiz Henrique, celebrará uma missa. Na sexta, além de missa com o padre Vanderley Oliveira, às 19h30min, haverá show com o cantor Ezequiel Silva, a partir das 21 horas.

No sábado também haverá missa às 18 horas com o padre Xavier, sendo que às 20 horas começará o leilão de prendas oferecidas pelos devotos de Nossa Senhora do Amparo, seguido de com a banda Houston Country, a partir das 23 horas.

No domingo, as atividades durarão o dia inteiro, a partir das 10h30min, com missa celebrada pelo padre Nilson. A atração seguinte será o “almoço da padroeira”, a partir das 12 horas, tendo no cardápio arroz, tutu, farofa, maionese, frango ou pernil.

A programação marca para as 13 horas leilão de gado oferecido pelos fazendeiros e sitiantes. Às 17 horas, acontecerá a tradicional procissão e missa da padroeira, celebrada pelo bispo emérito dom Francisco Biasin. Outro leilão de prendas está marcado para 19 horas.

O encerramento será dará com show de Leandro Martins. Os organizadores informam que no intervalo das atividades a animação do público ficará por conta dos DJs Léo e Daniel.

PATRIMÔNIO INTERDITADO

O distrito de Nossa Senhora do Amparo surgiu em 1829 pela fé de católicos que rezando o terço e missas numa capela na localidade. Da capela surgiu a Igreja Matriz de Amparo, a segunda mais antiga de Barra Mansa. O templo, no estilo neoclássico, começou a ser construído em 1834, com mão de obra escrava, com barro amassado.

Porém, o maior patrimônio do distrito sofre com a ação do tempo e o custo do reparo. A matriz está interditada, apesar de ter sido concluída a obra de restauração do telhado, com a doação de uma concessionária de energia elétrica.

Desde 2008, a igreja é tombada pelo Patrimônio Histórico, através do Inepac (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural). (Foto: Alan Carlos)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

20:43 Polícia