domingo, 27 setembro 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Nacional

Diretor do Butantan crê em vacina contra Covid em outubro

06/08/2020 16:00:42

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou nesta quinta-feira (6) que é possível que, até outubro, haja uma vacina para o novo coronavírus (Covid-19) pronta para registro. Desde junho o instituto trabalha em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac para produção e testes avançados de um antídoto.

A vacina vem sendo testada em milhares de voluntários no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal sob a coordenação e o acompanhamento do Butantan. Se a vacina for considerada clinicamente aprovada, o instituto irá submetê-la à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para registro. Após aprovação, o antídoto será distribuído para o Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do governo federal.

"Poderemos ter (a vacina) a partir agora de outubro. O processo de preparo para a formulação e o envase já se iniciou. Todos os processos de controle de qualidade e validação já se iniciaram. Então, poderemos ter a vacina. A grande pergunta é se estará registrada e aprovada pelo estudo clínico e poderá ser utilizada. Sou muito otimista. Acho que um prazo razoável seria janeiro de 2021 dado o desempenho até o momento", afirmou Covas.

Gerente-geral de medicamentos e produtos biológicos da Anvisa, Gustavo Santos afirmou que a agência tem acelerado e flexibilizado processos em meio à pandemia para atender demandas. No caso da vacina, ele disse que há um prazo de 60 dias para a análise do eventual registro após a entrega da documentação necessária por parte do interessado, mas a avaliação será prioridade e deverá acontecer em menos tempo.

"A avaliação para o registro é justamente o balanço risco-benefício, para ver se os benefícios superam os riscos. Temos de nos embasar em resultados científicos válidos", explicou.

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

20:50 Cidades