quinta-feira, 17 outubro 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

Diarista dá à luz sozinha com ajuda de médica do Samu

Mulher estava apenas com outro bebê em casa

11/07/2019 18:33:23

FERNANDO PEDROSA

A diarista Helenice Vitória de Oliveira, de 39 anos, e a médica Renata Fernandes, de 37, viveram na manhã desta quinta-feira uma experiência emocionante. A pelo menos 40 quilômetros de distância uma da outra, elas conseguiram garantir o nascimento saudável de um bebê, no bairro Oficinas Velhas, em Barra do Piraí. As orientações para o parto natural foram dadas por telefone por Renata, que estava na base do Samu no Jardim Vila Rica, em Volta Redonda.

Helenice estava em seu apartamento, no quarto andar de um prédio, apenas com o filho de 1 ano e 9 meses, quando começou a sentir contrações. A diarista garante que só recentemente descobriu que estava novamente grávida. Quando as dores do parto começaram, ela passou mensagem para a mãe e uma sobrinha, mas não houve tempo. Ligou para o Samu.

- Quando me passaram a ligação eu pedi que a mãe chamasse um vizinho, mas ela disse que é nova no prédio. Imediatamente, autorizei a saída da ambulância avançada (com mais recursos), mas, de repente, ela começou a gritar de dor, já em forte trabalho de parto. Percebi que não daria tempo de a assistência chegar – contou a médica ao FOCO REGIONAL.

De acordo com Renata, não foi a primeira vez que ela viveu uma situação assim, mas nas anteriores sempre havia um adulto perto da gestante. “A preocupação também passou a ser com quem cuidaria da outra criança”, disse.

A angústia da médica não terminou quando Helenice parou de gritar de dor e disse que a criança tinha nascido: “Não ouvi o choro do bebê, mas a mãe disse que ele estava se mexendo. Então, passei os procedimentos para desobstrução das vias aéreas e aí escutei o choro”.

Foram cerca de 20 minutos com a gestante ao telefone, mesmo depois da chegada da ambulância. “Foi muito emocionante”, resumiu Renata, que é clínica geral e geriatria. Ela está no Samu desde 2012, tendo cumprido o primeiro plantão médico do serviço de emergência em Volta Redonda.

Mãe se emociona e agradece

Internada com o bebê no Hospital Maria de Nazaré, em Barra do Piraí, Helenice falou no final da tarde, também por telefone, com o FOCO REGIONAL. Ela confirmou que só recentemente descobriu que estava grávida e iria, nesta quarta-feira, marcar exames em um posto de saúde.

- As pessoas diziam que eu estava esperando mais um bebê e eu não acreditava. Quase briguei com uma senhora no ponto de ônibus que perguntou se eu estava grávida – contou.

Ela disse que, nesta quarta-feira, por volta das 7 horas, acordou com cólicas, mas voltou a dormir depois de ir ao banheiro e dar de mamar ao até então filho caçula. Cerca de duas horas depois, a dor voltou mais forte, ela percebeu que estava sangrando e, sem conseguir falar com a mãe ou a sobrinha, ligou o 192 ao sair do banho.

A diarista tem outros cinco filhos. Quatro moram com o pai: uma jovem de 22, um rapaz de 21, outro de 18 e um adolescente de 13. O pai de seus dois filhos mais novos, incluindo o que nasceu nesta quarta, estava fora de Barra do Piraí. “Ele chega hoje ainda ou amanhã”, disse a diarista.

A voz de Helenice embargou quando falou do atendimento que recebeu da médica  Renata.

- Quero dizer a ela muito obrigado por ter me ajudado, me acalmado. Que Deus a abençoe para que continue ajudando as pessoas.

À esta altura da reportagem, o leitor deve estar se perguntando qual é o sexo do bebê. Pois bem, supresa para a doutora Renata: logo após a gestante dar à luz, a médica perguntou e Helenice respondeu que não sabia.

- Veja se ele tem o peruzinho – pediu a médica.

- Tem! – exclamou a mãe.

Hoje, na conversa com o jornal, Helenice disse acreditar que fosse menino porque se confundiu com o cordão umbilical. Na verdade, trata-se de uma menininha, que dormia o sono dos anjos enquanto a mãe falava com o repórter.

O nome? “Ainda não decidi”, respondeu a mãe.

Isso é o de menos, por enquanto. As duas, como se diz por aí, mandaram muito bem. (Foto: Cedida pela família)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

12:45 Lazer