domingo, 18 novembro 2018
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

Defesa Civil interdita Edifício Redondo

Interdição vai durar até que obras necessárias sejam feitas

12/09/2018 18:06:54

A Defesa Civil de Volta Redonda interditou nesta quarta-feira, preventivamente, o Edifício Redondo, um dos mais tradicionais da cidade, localizado na Avenida Integração, no Aterrado. De acordo com o órgão, o prédio se encontra com várias irregularidades na estrutura, rede elétrica e ainda ausência de equipamentos de prevenção e combate a incêndios, colocando em risco a vida das pessoas.

Segundo a Defesa Civil, no dia 11 de julho deste ano foi feita uma vistoria no prédio. A síndica foi notificada sobre os riscos existentes, mas nenhuma medida foi tomada. A Defesa Civil enviou então um documento ao Corpo de Bombeiros, no dia 22 de agosto.

Já no dia 24 do mesmo mês, o IPPU (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano) intimou os moradores e deu prazo 20 dias para que as obras fossem iniciadas.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Leandro Rezende, que participou de uma reunião com a síndica do prédio e a engenheira contratada pelos moradores, na semana passada, a interdição é extremamente necessária para garantir a segurança de todos.

“Não tivemos alternativa se não comunicar ao Ministério Público sobre a necessidade de interdição. Demos todos os prazos necessários para que eles se adequassem e apresentassem o projeto de reforma do imóvel. 

Mantivemos e estamos mantendo todo tipo de diálogo, mas não podemos ser omissos com a segurança das pessoas. Como eles nos informaram que ainda estão viabilizando recursos financeiros para realizar as benfeitorias no prédio tivemos que fazer a interdição”, explicou Rezende,

A subsíndica Darlene da Silva dos Reis, segundo a comunicação da prefeitura, disse que, apesar da situação ser difícil, entende e apoia a decisão da Defesa Civil. “Em momento algum a gente foi contra, mas nós pegamos, há pouco tempo, a administração do prédio. Nós não sabíamos o tamanho dos problemas e tudo resolveu cair nos nossos ombros agora. Temos plena consciência que essa é a decisão correta e a gente vai tentar se adequar e fazer as reformas necessárias”, afirmou.

De acordo com a engenheira contratada pelos moradores, Ana Carolina Baía, essa não é uma obra fácil e nem rápida. “Os problemas que foram pontuados têm solução, mas não é rápida e nem barata. É uma obra longa e trabalhosa”, explicou Ana Carolina.

O imóvel ficará interditado preventivamente até que todas as irregularidades sejam sanadas, eliminando os riscos existentes.

Histórico

O Edifício Redondo foi construído há pelo menos 53 anos, pelo falecido arquiteto Oswaldo Moreira, que foi ousado e pensou nesse formato arquitetônico nada comum para a época. Com o nome original de Shopping 35, ele foi planejado para ser o primeiro shopping da América Latina.

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

20:28 Nacional