Educação
Curso da UFF em Volta Redonda está entre 3 melhores do país, segundo Enade
05/10/2019 19:49:29O curso de Bacharelado em Administração Pública presencial da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Volta Redonda, está entre os 10 melhores do país, com conceito ótimo, segundo dados do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) 2018, divulgados na última sexta-feira. Juntamente com o Bacharelado em Turismo (campus Niterói), o curso ministrado em Volta Redonda está em terceiro em todo o país em sua área de avaliação, com conceito 5 – equivalente a ótimo. Os conceitos são distribuídos numa escala de 1 a 5.
Também do campus Aterrado da UFF em Volta Redonda, se destacaram os cursos de Psicologia – outro que obteve conceito 5 – e os de Direito e Ciências Contábeis, ambos com conceito 4 – equivalente a muito bom. Na avaliação, 88% dos cursos de graduação da UFF conceito 5 ou 4.
No Enade do ano passado, foram avaliados cursos de bacharelado em Ciências Sociais Aplicadas e áreas afins, Ciências Humanas e áreas afins que não tenham cursos avaliados no âmbito das licenciaturas, e Cursos Superiores de Tecnologia nas áreas de Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design.
Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira mostram 492 cursos superiores com nota máxima, correspondendo a cerca de 5,8% do total de 8.520 que tiveram o desempenho avaliado.
A maior parte dos cursos mais bem avaliados é ofertada por instituições públicas federais (199), seguida por instituições privadas sem fins lucrativos (123); privadas com fins lucrativos (117); públicas estaduais (52); e um ofertado por instituição pública municipal. Ao todo, foram avaliados nesses cursos 25,2 mil estudantes.
Na outra ponta, mais de um quarto dos cursos avaliados no Enade do ano passado obtiveram desempenho "abaixo da média" na avaliação - ao todo, 2.509, ou seja, cerca de 29% obtiveram conceitos 1 e 2. A maior parte (1.397) é ofertada por instituições privadas de ensino superior com fins lucrativos; 864 são ofertados por instituições privadas sem fins lucrativos; 76 por instituições públicas federais; 90 por públicas estaduais; 73 por públicas municipais; e 9 por instituições especiais. Com informações da Agência Brasil e jornal O Fluminense. (Foto: Divulgação)