sábado, 22 setembro 2018
Fale Conosco | (24)3343-5229

Economia

CSN prioriza venda de ativos em Portugal e Alemanha, diz jornal

18/06/2018 10:40:34

A CSN estaria dando preferência à venda de ativos na Alemanha em Portugal, informou nesta segunda-feira o jornal Valor Econômico, atribuindo a notícia a duas fontes não identificadas. Na Alemanha a empresa possui a Stahlwerk Thüringen, produtora de aços longos. Em Portugal, é dona da Lusosider.

De acordo com a publicação, a priorização destes atiovos já foi sinalizada pelo presidente da empresa, Benjamin Steinbruch, ao conselho de administração e aos bancos, mas ainda não há transações em curso.

O Valor afirma também que que a CSN tem um plano de desinvestimento de R$ 3 bilhões, mas que, conforme as fontes, ainda não contratou bancos para fazer as operações. Um executivo de banco próximo à empresa disse ao jornal que “por enquanto é plano”.  A publicação acrescenta que a companhia estaria novamente sendo pressionada por credores e, conforme as fontes, havia se comprometido, principalmente com o Banco do Brasil, a vender um volume ainda maior de ativos neste primeiro semestre, mas só concretizou a venda de um destes ativos, nos Estados Unidos.

A companhia tem afirmado que vai realizar novas vendas no segundo semestre, mas, de acordo com uma das fontes do Valor, “sem os mandatos na rua os bancos já começaram a fazer alguma pressão”. O jornal informa também que a expectativa dos bancos é de que as ações da CSN na Usiminas fossem vendidas até neste mês de junho. As ações são a garantia da dívida que tem a CSN com o Banco do Brasil e fazem parte das negociações para que a siderúrgica alongasse o pagamento da dívida. Todavia, a desvalorização das ações levam os bancos a crer que será difícil convencer a CSN a se desfazer dos papéis – daí a pressão dos bancos para a venda de outras participações.

A reportagem do Valor Econômico cita ainda que endividamento da CSN estava em 5,82 a geração de caixa no primeiro trimestre do ano. (Foto: Divulgação)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

19:46 Saúde