quinta-feira, 19 julho 2018
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

Consórcio quer criar Força Regional de Segurança

15/05/2018 17:14:20

Integrantes do Consórcio Intermunicipal de Segurança com Cidadania do Médio Vale Paraíba Fluminense (Cisegci), presidido pelo prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, se reuniram nesta terça-feira na cidade para discutir, entre outros assuntos, a criação de uma Força Regional de Segurança Pública. A ideia é utilizar guardas municipais para auxiliar os serviços das polícias Civil e Militar nas cidades que compõem o consórcio.

O idealizador do Cisegci, o hoje vereador Jefferson Mamede, é também autor do projeto, que será apresentado em 15 dias para os prefeitos integrantes do consórcio. “Atualmente, os 13 municípios participantes do Cisegci somam mais de três mil guardas municipais. O projeto pretende capacitar 10% desse efetivo para colaborar de forma integrada com outras forças, como as polícias Militar e Civil em grandes eventos na região”, explicou Mamede.

Participaram também da reunião os prefeitos de Quatis, Bruno de Souza, e de Pinheiral, Ednardo Barbosa; o comandante do 5º CPA (Comando de Policiamento de Área), coronel Antônio Jorge Goulart; o comandante do 28º BPM (Batalhão de Polícia Militar), tenente-coronel Júlio César Vieira Veras; o comandante da 2ª Cia do 28º BPM, tenente Alcimar Videira; o delegado da 90ª Delegacia de Polícia Civil, Ronaldo Aparecido de Brito; e o 1º tenente do 7º GBM (Grupamento de Bombeiro Militar), Douglas Alves; além do secretário de Ordem Pública de Barra Mansa, Luiz Furlani, e o comandante da Guarda Municipal, Joel Valcir. Estiveram presentes ainda representantes de Rio das Flores, Volta Redonda, Porto Real, Vassouras, Resende e Piraí.

Na ocasião, o coronel Goulart prestou contas das ações da Polícia Militar na região entre os meses de janeiro a abril. “Nesses quatro meses, foram recolhidos na região cerca de 60 quilos de drogas, 83 armas, sendo um fuzil e uma submetralhadora, três granadas e realizadas mais de 500 prisões e apreensões, o que coloca o 5º CPA em sexto colocado no número de prisões no estado do Rio de Janeiro”, informou.

O prefeito Marcelo Drable considera que a parceria com a PM tem sido muito importante para a manutenção da segurança na cidade e que com as ações do consórcio será possível ampliá-las. “Essa parceria que já existe entre a Guarda Municipal de Barra Mansa e a Polícia Militar, através da Ronda Escolar, tem dado certo e mostra que é possível trabalhar em conjunto pelo bem da população”, afirmou. (Foto: Divulgação)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

20:04 Polícia