quarta-feira, 22 novembro 2017
Fale Conosco | (24)3343-5229

Educação

Comissão da Alerj e estado visitam trabalho com autistas de Volta Redonda

19/05/2016 17:50:56

A secretária de Educação de Volta Redonda, Tetê Gonçalves, e a diretora do Sítio Escola Municipal Espaço Integração do Autista (Semeia), Sandra Maria de Souza, recepcionaram no início da tarde desta quinta-feira um grupo de trabalho do governo do estado e da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).  A intenção do grupo é apresentar subsídios para um projeto de lei para aprovar a Política Pública Estadual para Pessoas Autistas nos 92 municípios do estado. O grupo estava formado pelo superintendente de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, da Secretaria estadual de Assistência Social, Marco Castilho; da presidente da Comissão Estadual para Pessoas com Deficiência, Lúcia Zacheu, e da representante da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Andrea Bussade Oliveira.

“O nosso objetivo é conhecer e levar subsídios aos projetos em tramitação na Assembleia Legislativa para um único Projeto de Lei de Políticas Públicas Estadual para os autistas, o que ainda não existe como política de estado. Volta Redonda está servindo de modelo para a implantação”, explicou Castilho.

Durante a visita ao Sítio Escola, eles conheceram os alunos que chegaram em dois ônibus ao Semeia – transporte do município que busca e leva os estudantes no trajeto escola-residência – e as instalações, como academia de ginástica, as salas de aulas, a quadra de esportes, o pomar, área de lazer, cozinha, salas de artes e outras dependências. A unidade atende 78 alunos, maiores de 16 anos, nos turnos da manhã e tarde. O município tem ainda mais 79 alunos autistas matriculados na Escola Municipal Dayse Mansur, com idade a partir de 4 anos, e outros 102 alunos que estudam na rede municipal.

“É muito importante vocês conhecerem a parte física do projeto e também a parte pedagógica. Nós trabalhamos com o método de ensino Teacch, que consideramos o melhor para desenvolver com pessoas autistas”, recomendou a diretora do Sítio Escola, Sandra de Souza. Ela ainda destacou os bons resultados que vem sendo alcançado com os estudantes: “A equipe abraçou o trabalho e temos também um prefeito (Antonio Francisco Neto) que abraçou a causa, e que ganhou o prêmio de prefeito amigo dos autistas porque dá um apoio primordial. A gente passeia com eles nos bairros, faz compra nos mercados, buscando esse contato mais próximo com a sociedade no dia a dia”, enfatizou a diretora, frisando que os alunos desenvolvem trabalhos pedagógicos divididos em salas de seis a oito alunos, sempre com dois professores na orientação, conforme um programa e plano educativo individual para cada um. Isso serve como base comum de educação especial, conforme a característica pessoal de cada estudante.

Os membros do grupo de trabalho falaram da experiência que tiveram ao entrar em contato com a realidade dos autistas em Volta Redonda: “Muito bem organizada a escola. Estou gostando muito do que estou vendo, o carinho, a dedicação da equipe. E certamente vai nos ajudar muito na elaboração de um plano estadual para as pessoas com autismo”, frisou Lúcia Zacheu, acrescentando que a intenção é também criar um Centro de Atendimento aos Autistas no Estado, que possa pensar a educação, o esporte, o lazer, subsídios que serão levados à comissão pelo grupo de trabalho que visitou o município. 

A representante da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Andréa Bussade, mãe de um autista de 16 anos, contou que há seis anos ela ou o marido traz o filho a Volta Redonda para atendimento em clínica médica especializada. “A gente está vendo que é possível fazer uma política pública para o autista, é só querer. E Volta Redonda será modelo para o Rio de Janeiro, que não tem este ensino público”, comparou Andréa. 

O Sítio Escola Municipal Espaço Integração do Autista Thereza Aguiar Chicarino de Carvalho, no bairro São Luiz, foi inaugurado em 2004.

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

23:08 Estado