quinta-feira, 09 julho 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Saúde

Com mais 3 mortes por Covid-19, VR chega a 66

Cidade assina convênio com UFRJ para tratar pessoas com sintomas leves

29/06/2020 17:38:36

Volta Redonda registrou mais três mortes causadas pelo novo coronavírus. Segundo informou o prefeito Samuca Silva, numa coletiva com a imprensa na tarde desta segunda-feira (29), os pacientes eram dois homens, de 55 e 49 anos, e uma idosa de 85. Todos tinham doenças pré-existentes. De acordo com a atualização, o número de notificações (casos suspeitos) aumentou 0,74% em relação ao domingo (28), passando para 6.215. Os casos confirmados passaram para 1.576, enquanto os negativos somam 1.902 e os recuperados, 1.207.

Samuca divulgou os números ao lado do infectologista Edmilson Migowsky, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com a qual a prefeitura assinou com convênio para tratar pacientes com casos leves de Covid-19. O objetivo, segundo o médico, que representou a direção da universidade, é evitar que o quadro destas pessoas se agrave.

Na coletiva, Samuca também divulgou um dado que, a partir de agora, vai ser acompanhado com maior atenção: segundo ele, há 116 pessoas internadas na cidade com coronavírus, o que configura uma ocupação de 44% dos leitos de UTI. Pelo acordo homologado com a Justiça, a ocupação de leitos de UTI não pode passar de 50%, sob pena de determinar a suspensão da flexibilização das atividades econômicas por uma semana. Desde esta segunda-feira (29), o comércio já está fechado por sete dias por decisão do governo municipal, justamente para manter a capacidade de atendimento.

O número de internados não inclui 13 pessoas que se encontram no Hospital Regional, no bairro Roma, regulado pelo governo do estado e que, desde o último fim de semana, não recebe pacientes porque o pagamento à Organização Social responsável pe,a administração está atrasado. “Se os pacientes que estão no Hospital Regional estivesse em nossa rede teríamos como atender, mas o índice de ocupação de leitos subiria para 92%”, alertou. Já a ocupação de leitos do Hospital de Campanha está em 7,89%.

Tratamento com nitazoxanida

O convênio assinado no auditório do Palácio 17 de Julho com a UFRJ prevê o uso da nitazoxanida, popularmente conhecida como “Annita”, no tratamento de pessoas com sintomas leves de coronavírus. Há pesquisas segundo as quais o vernífugo nitazoxanida pode ser usado no combate ao novo coronavírus. Samuca explicou que, com a assinatura do convênio, o município poderá iniciar os procedimentos burocráticos para a aquisição do remédio.

- A equipe [de saúde] dos centros de triagem será treinada para que possa acompanhar o paciente. Na primeira fase, o paciente irá aos centros e vai ser orientado e terá que aceitar ou não a medicação. Numa segunda fase vamos criar uma central de atendimento para oferecer o tratamento à população com base nos sintomas – disse Samuca.

Migowsky defendeu o uso da nitazoxanida após um estudo com um grupo de 300 pessoas com sintomas leves. Segundo ele, deste grupo apenas três foram internados e nenhum morreu. De acordo com ele, está demonstrado que, havendo o tratamento precoce, é possível impedir que o estado do paciente evolua para um quadro grave. “A ideia é medicar precocemente, principalmente os grupos de risco”, ressaltou o infectologista, acrescentando que a taxa de letalidade da Covid-19 no Brasil está em torno de 10%. “Se salvar [da infecção é a regra e se salvar precocemente é mais regra ainda”.

O infectologista alertou que a estratégia que será adotada a partir do convênio fará com que haja um aumento das notificações na cidade, o que será natural. “Mas vai diminuir a internação e a mortalidade. Minha convicção é que diminui substancialmente os caos graves”, afirmou.

Ele afirmou ainda que a nitazoxanida é utilizada para tratamento de diversas síndromes gripais e estimou em 250 milhões o número de pessoas no mundo que fizeram uso do medicamento, embora não pela Covid-19.

 

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

11:20 Educação