segunda-feira, 18 dezembro 2017
Fale Conosco | (24)3343-5229

Saúde

Com fechamento da Farmácia Popular do Brasil VR anuncia remanejamento

12/07/2017 18:43:16

A Farmácia Popular do Brasil encerra a atividade em Volta Redonda nesta próxima sexta-feira, , após dez anos de funcionamento, de acordo com cronograma enviado pelo Ministério da Saúde. A partir desta data, o serviço continuará ativo nas farmácias particulares credenciadas no programa “Aqui tem Farmácia Popular”’, já que as unidades farmacêuticas serão fechadas em todo o país até o final deste mês.

O fechamento da rede própria de farmácias do programa em todo Brasil foi proposto pelo Ministério da Saúde e decidido pela Comissão Intergestores Tripartite (CIT), integrada por gestores do SUS (Sistema único de Saúde) das três esferas de governo, União, estados e municípios, no final do mês de março deste ano.

 “O fim do repasse às unidades para a manutenção da Rede Própria do Programa Farmácia Popular do Brasil será agora em julho. Em contrapartida, o Ministério da Saúde vai ampliar os recursos destinados para estados e municípios na compra dos medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica. A medida vai ampliar a quantidade de medicamentos distribuídos nas Unidades Básicas de Saúde e Farmácia Municipal”, esclareceu o secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto.

Para minimizar os impactos da ação do ministério, a Secretaria de Saúde de Volta Redonda, por meio da Superintendência de Assistência Farmacêutica, fará o remanejamento do Polo Estadual de Medicamentos para o imóvel onde funciona a Farmácia Popular do Brasil, na Rua 564, bairro Nossa Senhora das Graças. Atualmente, o polo do estado funciona anexo à Farmácia Municipal, na Rua Édson Passos, no Aterrado.    

“A mudança vai garantir melhor estrutura para atendimento aos usuários do Polo Estadual de Medicamentos e ainda permitirá a implantação de mais dois guichês na Farmácia Municipal, aumentando em 50% a capacidade de atendimento na unidade”, afirmou o superintendente de Assistência Farmacêutica, Alan Sombra, lembrando que a intenção é zerar o tempo de espera.

 Para que o remanejamento aconteça é necessária aprovação do Conselho Municipal de Saúde e a execução de algumas adaptações no prédio que abrigava a Farmácia Popular do Brasil. “A estruturação das farmácias de acordo com o SUS também faz parte do processo de qualificação da assistência farmacêutica no município. E essa mudança, que deve acontecer até o final de agosto, vai proporcionar melhores condições para dispensação dos medicamentos”, concluiu Peixoto. (Foto: Divulgação)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

21:33 Cidades