sexta-feira, 19 outubro 2018
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cultura

Coletivo Violetas realiza mostra de filme e discute igualdade de gênero em Barra Mansa

23/07/2018 11:58:05

O Coletivo Violetas, em parceria com a organização global World Merit e a Aciap (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa), realiza nesta quarta-feira uma mostra de filme e roda de discussão sobre igualdade de gênero. Com o nome “Mostra SIMA Barra Mansa”, o evento gratuito tem o objetivo de reunir a comunidade para discutir questões como violência doméstica e assédio sexual.

De acordo com a jornalista Brena Lacerda, participante do coletivo e representante do World Merit, o curta-metragem que será exibido, intitulado “Em casa, na cama e nas ruas”, foi produzido pelo estúdio americano SIMA Studios com um grupo de mulheres da Nicarágua. “Essas mulheres descobriram que o audiovisual tem o poder de influenciar o pensamento. Desta forma, elas denunciam situações de abuso e violência por  meio das novelas e filmes que elas produzem”, explicou.

A realização da mostra em Barra Mansa é um desafio lançado pelo World Merit, uma instituição de caridade presente em 150 países e comprometida com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU (Organização das Nações Unidas). De acordo com a organização, o evento acontecerá simultaneamente em vários países e o grupo local que alcançar maior impacto com sua mostra receberá, além de mentoria e treinamento, um prêmio em dinheiro para ser utilizado em ações sociais.

Coletivo Violetas – Trata-se de uma organização de mulheres, com ação em Barra Mansa e região, que tem como objetivo debater o universo feminino e integrar a sociedade, cada vez mais, na luta por igualdade de direitos. O grupo foi criado neste ano e, até o momento, conta com a participação de 14 mulheres, universitárias e jovens profissionais, que se reúnem periodicamente para discutir pautas locais pertinentes à luta feminista – como equidade salarial, políticas públicas, mulheres no empreendedorismo, entre outros. 

O nome “Violetas” foi criado a partir da ideia de que existem mais de 400 espécies de violetas no mundo, assim como as diferentes raças e culturas de mulheres, mas cada uma com o mesmo objetivo: igualdade.  (Foto: Divulgação)

Serviço

Data: 25/07/2018

Hora: 17 horas

Local: Aciap BM (Avenida Domingos Mariano, 196 - Centro, Barra Mansa)

 

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

12:09 Nacional