terça-feira, 23 janeiro 2018
Fale Conosco | (24)3343-5229

Saúde

Clínica de hemodiálise começa a funcionar em março

19/12/2017 12:10:47
  • A Clínica de Diálise de Volta Redonda, instalada no Retiro, vai começar o atendimento a pacientes a partir de março de 2018. A informação foi dada por Murillo Tatagiba, técnico responsável da empresa, ao prefeito Samuca Silva, que visitou as instalações na manhã desta terça-feira. A clínica foi habilitada pelo Ministério da Saúde na última sexta-feira, quando a portaria assinada no último dia 8 pelo ministro Ricardo barros foi publicada no Dário Oficial da União.

De acordo com Tatagiba, até lá serão feitos ajustes de equipamentos, contratação e treinamento de pessoal e compra de reagentes. A construção da clínica, um empreendimento privado, terminou em meados do ano passado, mas dependia da habilitação do ministério para atender pacientes do SUS.

- Volta Redonda já foi referência regional em diálise e foi perdendo esse status, num processo que culminou com o fechamento do centro de hemodiálise do Hospital Santa Margarida – disse o prefeito durante a visita, que foi acompanhada por vereadores, como Edson Quinto (PR) e Rodrigo Furtado (PTC). Quinto, por sinal, conhece de perto o drama de pacientes que são obrigados a se tratar foram da cidade, caso de um parente dele.

– Só quem tem um membro da família com doença renal pode falar sobre esse assunto. A qualidade de vida do paciente melhora muito quando ele não precisa mais se deslocar para outra cidade – afirmou.

A dotação orçamentária para a clínica é de R$ 8,5 milhões. Atualmente, 141 pacientes de Volta Redonda fazem hemodiálise em várias cidades da região, como Resende, Barra do Piraí, Três Rios e Angra dos Reis. Um garoto de 10 anos faz hemodiálise no Rio. (Foto: José Roberto Mendonça)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

17:43 Polícia