quarta-feira, 20 fevereiro 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cultura

Cinestesia às Margens exibe filme em praça da Candelária

28/01/2019 10:45:09

O telão do Instituto Dagaz vai ocupar a praça do bairro Candelária, em Volta Redonda, nesta terça-feira. O projeto Cinestesia às Margens promete reunir cerca de 200 pessoas para a exibição gratuita do filme "5X Favela - Agora por nós mesmos", a partir das 18h30min.

Também será promovido um debate com os espectadores sobre o tema da obra. A sessão, com classificação indicativa de 14 anos, será realizada na Praça 17 de Julho, na Rua Mauro Francisco. E para caracterizar ainda mais a experiência de cinema, haverá também distribuição de pipoca.

O projeto audiovisual é patrocinado, entre outros, pelo governo do estado do Rio de Janeiro, Secretaria estadual de Cultura e Economia Criativa e Lei de Incentivo à Cultura.

Em busca de descentralizar e democratizar o acesso à cultura, um direito que deve ser garantido a toda população, a cada sessão é escolhido um título cinematográfico (não comercial). Com foco na abordagem social, que converse com a realidade dos espectadores de localidades periféricas, o projeto é executado em casas e espaços públicos, como praças.

- Somos um bairro de periferia e dividido. Acredite ou não, os moradores têm dificuldade de conviver com as diferenças socioculturais existentes. Um projeto como o Cinestesia pode amenizar essas diferenças, trazendo reflexões a que, provavelmente, a maioria dos moradores não teria acesso, contribuindo para amenizar essa realidade e, quem sabe, até seja um pontapé para que nossos meninos e meninas sigam caminhos distantes do tráfico, que é tão presente na nossa realidade – observa a moradora Aline Alice de Lima, professora de História.

“5X Favela - Agora por nós mesmos” é o primeiro longa metragem brasileiro totalmente concebido, escrito e realizado por jovens moradores de favelas. O filme, de 2010, é composto por cinco histórias independentes entre si, cômicas e trágicas. A obra reflete as múltiplas faces do cotidiano dos moradores das favelas e foge dos estereótipos violentos que costumam se perpetuar na representação da vida nas comunidades.

Dirigido por Manaíra Carneiro, Wagner Novais, Rodrigo Felha, Cacau Amaral, Luciano Vidigal, Cadu Barcelos e Luciana Bezerra, a duração é de 103 minutos (1h43min).

A diretora executiva do Instituto Dagaz, Marinêz Fernandes, destaca a importância de abrir o diálogo para assuntos que muitas vezes não são refletidos pela comunidade. “Os filmes dão suporte para introduzir questões como o preconceito, por exemplo. De repente, quem nunca quis falar sobre o assunto consegue se expressar, a partir da exibição e do diálogo posterior. Analisar a obra é importante também para auxiliar a interpretação e abre espaço para discutir visões sob ângulos diferentes. Instigar o espírito crítico é outra vertente necessária, que temos também como meta, para que a cidadania seja exercida por todos. Muito se aprende por meio da cultura”, ressalta.

- Essa é a primeira sessão do ano com o telão e estamos muito felizes pela oportunidade que vamos promover aos moradores do bairro Candelária. Toda essa mobilização nos mostra que estamos no caminho certo para a democratização de direitos para todos e cada exibição nos traz uma reflexão diferente. Esse projeto não é apenas uma ferramenta de entretenimento, mas sim de transformação social em nossa sociedade – explica o coordenador Natã Teixeira Amorim.

A agenda segue aberta para sessões do Cinestesia às Margens e o contato deve ser feito previamente pelo telefone (24) 3071-2798, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. As exibições podem ser feitas tanto em residências quanto em locais públicos. Outras informações também podem ser obtidas pelo e-mail: institutodagaz@hotmail.com e novidades podem ser conferidas no Facebook e Instagram: @institutodagaz. (Foto: Divulgação)

Serviço

Cinestesia às Margens

Filme: “5X Favela - Agora por nós mesmos”

Data: 29/01 (terça-feira)

Horário: 18h30

Local: Praça 17 de Julho, Rua Mauro Francisco - Candelária, Volta Redonda

Classificação: 14 anos

Ingresso: Gratuito

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

20:09 Polícia