terça-feira, 20 novembro 2018
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

Cidades realizam ações de combate ao abuso sexual de crianças

15/05/2018 11:53:55

As atividades programadas pela prefeitura de Quatis em razão do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, que este ano vai transcorrer na próxima sexta-feira, dia 18, prosseguem nesta quarta-feira. A programação na cidade foi organizada pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. A abertura das atividades aconteceu na manhã da segunda-feira, através de uma campanha informativa junto aos alunos do Ciep Municipalizado Marciana Machada D’Elias, no bairro Nossa Senhora do Rosário.

Nesta quarta-feira, a programação prevê outra campanha educativa para estudantes da rede municipal, desta vez os alunos da Escola Municipal Maria Helena Rafael D’Elias, no Centro, que será realizada às 11 e 13 horas.

Já na quinta-feira, haverá panfletagens em três locais: próximo à estação ferroviária do bairro São Benedito (11h30min), Praça Teixeira Brandão e pórtico de acesso a Quatis (em ambos os locais, às 13h30min). Já na sexta acontecerá uma caminhada, cuja saída será às 8h30min, em frente ao Cras do bairro Jardim Independência. A caminhada irá até a Praça Teixeira Brandão.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes tem como objetivo conscientizar a população sobre a necessidade de denunciar todos os casos às autoridades competentes, além de informar os pais ou responsáveis sobre os comportamentos das crianças e dos adolescentes que possam sinalizar a prática destes crimes. A escolha do dia 18 de maio se deve ao episódio do qual foi vítima uma menina residente em Vitória, no estado do Espírito Santo. No ano de 1973, nesta data, ela foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada, tendo o seu corpo sido localizado seis dias depois, totalmente desfigurado com ácido.

Em Quatis, o Creas (Centro de Referência em Assistência Social) localizado na Rua Coronel José Leite, 72, é a repartição encarregada de receber as denúncias no âmbito da administração municipal, oferecer todo o acompanhamento especializado às vítimas e aos seus familiares e encaminhar os casos às autoridades competentes para o trabalho de investigação. As denúncias podem ser feitas pessoalmente, de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas, através do telefone 3353-6122 ou por meio do Conselho Tutelar. O Conselho Tutelar funciona 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana e feriados, por meio do sistema de plantão. Outros telefones disponibilizados para denúncias anônimas são o número 100 (Disque Direitos Humanos) e 190 (Polícia Militar).

Resende também tem programação

A prefeitura de Resende também abriu no final da tarde da segunda-feira, no Parque das Águas, a Semana Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Realizada em parceria com o Instituto Dagaz, de Volta Redonda, a abertura contou com exibição de filme seguido de debate e distribuição de folhetos sobre o tema.

Conforme a programação, entre as ações que serão desenvolvidas ao longo da semana estão exibição de filmes; rodas de conversa; e distribuição de folhetos com abordagens de públicos específicos; além de um seminário que também marcará também as comemorações pelos 10 anos de implantação do Creas Resende.  

De acordo com dados da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Resende tem hoje 34 casos de supostos abusos sexuais sendo acompanhados na cidade.

- A violência sexual contra crianças e adolescentes é um assunto delicado e pouco discutido pela nossa sociedade. Por isso, nossa meta é disseminar ao máximo as informações sobre essa violação dos direitos. Para isso, preparamos uma semana especial, com atividades para os mais diversos públicos, envolvendo toda a nossa rede sócio-assistencial – disse a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Jaqueline Primo.

 

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

16:58 Saúde