sexta-feira, 21 setembro 2018
Fale Conosco | (24)3343-5229

Saúde

Cidades prorrogam vacinação contra gripe

30/05/2018 15:16:12

Volta Redonda e Resende decidiram prorrogar a campanha de vacinação contra influenza, que terminaria nesta quarta-feira. Em Volta Redonda, a campanha prosseguirá enquanto as doses ainda estiverem disponíveis nas unidades de saúde. Já em Resende irá até o próximo dia 8.

A Secretaria de Saúde de Volta Redonda informou que imunizou 43.748 pessoas desde o dia 24 de abril, início da campanha nacional. A meta é alcançar os 60 mil vacinados, 90% do público alvo, que é de 66.508 pessoas.

De acordo com o secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, o prolongamento foi uma decisão municipal, já que a Secretaria de Estado e o Ministério da Saúde ainda não se pronunciaram a respeito. “Ainda temos doses disponíveis nos postos de vacinação e vamos continuar trabalhando para atingir, pelo menos, os 60 mil”, disse.

Na cidade, há quase 50 postos de vacinação para atender a população alvo. As doses estão disponíveis nas 44 unidades da Atenção Básica; os idosos contam com vacinação na Policlínica da Terceira Idade e no Centro de Prevenção à Saúde do Idoso da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (AAP-VR). Já a Policlínica da Mulher e a maternidade do Hospital São João Batista vão imunizar gestantes e puérperas assistidas.

A campanha é voltada para crianças de seis meses a quatro anos; gestantes em qualquer idade gestacional; puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto). Também estão incluídos trabalhadores da área de saúde; professores; toda população indígena, a partir dos seis meses de idade; e indivíduos com 60 anos ou mais.

Ainda devem se vacinar os portadores de algumas doenças crônicas não transmissíveis munidos da indicação médica. Estão incluídos casos de doença respiratória crônica; doença pulmonar obstrutiva crônica; doenças intersticiais do pulmão; doença cardíaca crônica; doença renal crônica; doença hepática crônica; e doença neurológica crônica. Além do diabetes; imunossupressão; obesos grau III; transplantados; e portadores de trissomias – Sídrome de Down, Sídrome de Klinefelter, Síndrome de Wakany.

RESENDE – De acordo com o Centro Municipal de Imunização, os números parciais da campanha indicam que até agora 63% da população alvo se imunizaram contra a Influenza na cidade, o que corresponde a 20,8 mil pessoas aproximadamente. O objetivo da ação é alcançar 90%. Entre os grupos que registraram menor procura estão as gestantes, com 50% das mulheres imunizadas, e crianças com idade entre seis meses e menos de cinco anos, com 31% do público alvo vacinados.

Para a coordenadora do Centro Municipal de Imunização, a enfermeira Maria Regina de Paula, além das dificuldades de acesso aos locais de vacinação, provocadas pela redução dos horários dos ônibus e pela falta de combustível, em função da greve dos caminhoneiros, a baixa procura pela vacina também pode ser atribuída aos mitos disseminados sobre o assunto, como, por exemplo, de que a pessoa imunizada contrai a gripe com mais facilidade.

- Temos um número muito baixo de gestantes vacinadas este ano e, infelizmente, temos que lembrar que houve, no ano passado, registro de óbito de gestante, provocado por vírus Influenza. Além disso, os pais também precisam se conscientizar de que as crianças, outro grupo que está tendo baixa procura nos postos, também são mais suscetíveis a contrair a gripe. Ou seja, é preciso que as pessoas se conscientizem de que a vacina tem o importante papel de prevenir a gripe – explicou Maria Regina.

A coordenadora ressalta que, se por um lado, os grupos prioritários de crianças e gestantes estão com procura abaixo do esperado, os idosos do município deram um verdadeiro exemplo de conscientização, atingindo 93% da meta estipulada pela campanha. Além deles, as mulheres com 45 dias pós-parto também superaram a expectativa, alcançando 115% do público esperado. A previsão agora é que, com a prorrogação do prazo, o número de pessoas imunizadas cresça em todos os demais grupos. (Foto: Divulgação)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

19:50 Saúde