quinta-feira, 26 abril 2018
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

Chuva em Volta Redonda atingiu 31 mm em uma hora

08/01/2018 09:01:51

A Defesa Civil de Volta Redonda informou que, entre 17 e 18 horas do domingo, o índice pluviométrico na cidade chegou a 31 mm. Entre 8 horas da manhã e 20 horas, o índice total foi de 93 mm. A chuva causou transtornos, sobretudo alagamentos.

“Nenhuma cidade suporta tanta chuva em tão pouco tempo”, disse o coordenador do órgão, Rafael Champion. Segundo ele, a Defesa Civil contabiliza 32 chamadas.

Ainda de acordo com o coordenador do órgão, quatro famílias foram desalojadas, todas por deslizamentos de terra, nos bairros São Cristóvão, Retiro e Santo Agostinho (duas). “A expectativa é de que essas famílias retornem para casa ainda nesta segunda-feira, exceto a do Retiro, onde será preciso demolir parcialmente uma casa abandonada, que ameaça a residência abaixo. Isso só poderá ser feito quando o tempo firmar”, ressaltou Champion.

Ele informou ainda que os bombeiros já fizeram o corte das duas árvores que caíram no Siderópolis, arrastando os postes pela fiação. Um deles bloqueia a ligação entre os bairros Siderópolis e Casa de Pedra. Champion explicou que a Light fará a substituição dos postes.

No momento da publicação desta nota o Rio Paraíba do Sul estava dois metros acima do nível normal.

ESTAÇÃO – O coordenador da Defesa Civil defendeu a instalação de uma estação hidrológica em Volta Redonda. Segundo ele, a que existe (nas proximidades da sede do órgão) é mantida pelo Cemaden (Centro de Monitoramento de Desastres Naturais), sobre o qual não tem autonomia.

- É extremamente necessária a estação que seja do próprio município. Esta estação mede o nível de chuva e nível do rio, mas não é gerida por nós. O pluviômetro, por exemplo, não está captando os dados desde dezembro e não podemos fazer nada. A manutenção é feita por pessoal que vem de São José dos Campos – destacou.

 

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

21:26 Cidades