sábado, 17 novembro 2018
Fale Conosco | (24)3343-5229

Economia

Chance de trabalho: Comércio começa seleção de temporários

25/10/2018 11:39:44

Tendo em vista a proximidade das festas de final de ano e, consequentemente, o aumento no movimento do comércio neste período, as lojas de Barra Mansa começam neste mês o processo de seleção para a contratação de temporários. O objetivo é oferecer um atendimento de qualidade aos consumidores em novembro e dezembro.

“A procura neste período é principalmente por vendedores, crediaristas e estoquistas. E os setores calçadistas e de confecções são os que mais contratam”, informou o presidente do Sicomércio de Barra Mansa (Sindicato do Comércio Varejista), Hugo Tavares Nascimento, ressaltando que o emprego temporário pode ser uma boa oportunidade para quem está em busca do primeiro emprego, já que a maioria das lojas não exige experiência: “Quem também está desempregado deve aproveitar esse período, já que historicamente entre 10% e 15% dos temporários que apresentam um bom rendimento são efetivados”.

Para quem busca uma vaga de temporário, a orientação do Sicomércio é deixar o currículo nas lojas que já estão anunciando no próprio estabelecimento as vagas disponíveis. Para quem está em busca desta vaga, algumas dicas de como se portar na entrevista podem ajudar, entre elas, chegar 15 minutos antes do horário marcado, usar roupas adequadas, não exagerar nos acessórios, desligar o celular no momento da entrevista, sempre ter em mãos documentos básicos e o currículo.

De acordo com Hugo, o período de contratação de mão de obra temporária vai de outubro a dezembro, mas com maior incidência em novembro. Em relação ao perfil procurado pelos comerciantes, ele informou que, como as vagas em aberto são muito diversificadas, há oportunidade para todo tipo de pessoa que realmente deseja trabalhar e não somente conseguir um emprego. “Em determinadas funções ter experiência torna-se um diferencial no processo seletivo, mas há diversas oportunidades para quem não tem experiência garantir seu primeiro emprego”, ponderou.

Para quem busca a efetivação, o presidente do sindicato destaca que, durante o trabalho temporário, o profissional deve ter a consciência de que está sendo avaliado continuamente. “É preciso ter sempre em mente que, se surgir uma oportunidade na empresa, ele pode ser premiado por prestar um serviço diferenciado dentro da função exercida. Por isso, do primeiro ao último dia de trabalho, o funcionário deve agir com responsabilidade, educação e extremo profissionalismo”, frisou.

Lojas também devem investir no estoque pra aquecer as vendas

Além de investir na melhoria do atendimento, ampliando o quadro de funcionários, os lojistas também devem preparar o estoque de mercadorias para o Natal pra aquecer as vendas. Algumas lojas de Barra Mansa, inclusive, já estão vendendo produtos relacionados à data, principalmente as que vendem peças de decoração, como as tradicionais árvores e seus enfeites.

“Na segunda quinzena de outubro os consumidores já começam a procurar pelos artigos decorativos para o Natal. As lojas que trabalham com este tipo de produto devem estar prontas para receber esse público”, frisou Hugo, acrescentando que a venda de presentes começa no mês de novembro, se intensificando em dezembro, principalmente na última semana. (Foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

23:46 Polícia