segunda-feira, 20 maio 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

Cerca Inteligente começa a ser instalada em Volta Redonda

04/02/2019 16:59:13

Uma equipe da Empresa de Processamento de Dados de Volta Redonda (EPD-VR) começou a instalar nesta segunda-feira, dia 4, câmeras para monitorar as entradas e saídas da cidade. A ação teve início no pórtico no bairro Ponte Alta, na divisa entre Volta Redonda e Barra Mansa, e no bairro Santa Cruz. A implementação faz parte do projeto Cerca Inteligente, pioneiro na segurança pública no país. De acordo com o assessor técnico da EPD-VR, Marlus Viese Correia, o projeto anterior era defasado e os novos equipamentos tem uma tecnologia superior aos antigos.

“Antes, tínhamos que buscar na imagem e fazer um recorte da placa do veículo. As novas câmeras, além de permitirem o monitoramento, identificam as placas automaticamente e as informações são enviadas para um banco de dados”, explicou Marlus.

A nova tecnologia prevê uma análise dos dados fornecidos pelo monitoramento, a elaboração de estatísticas e até a identificação de manchas criminais no território municipal. O diretor-presidente da EPD-VR, Matheus Moreira, explicou que o projeto é uma parceria com a Guarda Municipal e todas as imagens serão direcionadas para o Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública).

“O objetivo é monitorar a entrada e saída de veículos para reduzir o número de carros roubados e acelerar a recuperação desses veículos. Com o apoio do prefeito Samuca Silva, estamos colaborando para melhorar a segurança da população”, afirmou Matheus.

Quem gostou da mudança foi o consultor de vendas Hilton Braga, que trabalha próximo ao pórtico no bairro Ponte Alta. “Aqui é meio deserto e essas câmeras vão trazer mais segurança. Graças a Deus nunca tive problema com meu carro, mas é bom melhorar a segurança”, comentou.

O comandante da Guarda Municipal, Paulo Henrique Dalboni, ressaltou que as câmeras vão permitir uma maior agilidade no trabalho das forças de segurança.

“Se houver algum roubo, pedimos que o cidadão acione o Ciosp para que possamos verificar se o veículo entrou ou saiu da cidade e assim acionar as autoridades competentes. Os novos equipamentos vão ajudar a identificar e atuar mais rapidamente”, destacou Dalboni.

A previsão é que sejam instaladas mais duas câmeras nesta terça-feira, dia 5, nos bairros Belmonte e São Luiz. Os bairros que também receberão os novos equipamentos são Santa Cruz, Santa Rita do Zarur, Três Poços, Vila Rica-Tiradentes e 207. Matheus Moreira citou ainda que, além da cerca de câmeras nas entradas e saídas do município, a ideia é expandir futuramente a instalação de câmeras para regiões com grandes fluxos de veículos no interior da cidade. “Queremos finalizar nesta semana, mas a previsão é que até semana que vem todas as 10 câmeras estejam instaladas e funcionando”.

O prefeito Samuca Silva afirmou que a prefeitura está trabalhando para dar uma melhor estrutura para as forças de segurança.

“Além das câmeras, estamos avaliando se um guarda municipal poderá ficar em cada entrada da cidade, junto da força policial, ajudando no monitoramento. A prefeitura está dando suporte administrativo e a tecnologia estará à disposição”, explicou o prefeito, citando ainda que a prefeitura está avaliando outros investimentos na área de segurança pública, como a reforma da delegacia e da Risp (5ª região Integrada de Segurança Pública).

“Terei uma reunião com o governador em breve e vou solicitar mais atenção para que a maior cidade do Sul Fluminense não sofra com a vinda de bandidos pra cá. Estamos atentos e também vou me reunir com o ministro da Justiça, Sergio Moro, no dia 21 desse mês, onde também irei apresentar todas as questões de segurança da cidade”, afirmou o prefeito.

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

18:18 Polícia