quinta-feira, 21 junho 2018
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

CCZ de Resende cadastra animais castrados

13/06/2018 11:49:35

O Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) de Resende adotou, desde o início deste mês, um procedimento pioneiro na região: todos os animais castrados no local recebem uma marcação, com uma sequência formada por letras e números, que identifica que os bichos já passaram pela esterilização. Apenas nos primeiros 10 dias do mês, 15 animais, entre cães e gatos, receberam a marcação, que é colocada na orelha, logo após a realização da cirurgia.

 A medida, segundo o veterinário Felipe da Silveira Quinane, diretor do CCZ, foi adotada com o objetivo de cadastrar os animais esterilizados na unidade – tanto os de rua, como aqueles que são levados ao Centro por seus proprietários. A medida evita cães e gatos sejam submetidos duas vezes à intervenção cirúrgica, por falta de informações sobre a realização da castração. Em 2017, o CZZ realizou 2.399 atendimentos, sendo 1.234 cirurgias de castração.

- Com este novo serviço, além de termos um controle maior sobre as cirurgias realizadas, também poderemos mensurar, com mais precisão, a população já esterilizada no município. Outra grande vantagem é que esta marcação vai evitar que algum animal, especialmente o de rua, seja submetido à anestesia e à incisão para só depois ser constatado que ele está esterilizado. Agora, basta conferir a marcação para saber que a castração foi feita - explicou Felipe, ressaltando que, futuramente, o CCZ também pretende fornecer aos proprietários uma espécie de Carteira de Identidade dos animais.

Ampliação

Além da implantação do novo serviço, o Centro de Controle de Zoonoses, que atende mais de 2,3 mil animais por ano, está passando por obras de reforma e ampliação, que vão permitir que o atendimento seja triplicado no próximo ano. Os trabalhos, que tiveram início em maio, preveem, entre outras melhorias, a construção de 20 novos canis, uma sala de cirurgia, uma recepção e dois novos consultórios.

 De acordo com o diretor do Centro, além da construção das novas instalações, a sala de cirurgia também será reformada e a unidade ganhará novos equipamentos, um gatil e serviços de pintura. A previsão é que as obras sejam concluídas no segundo semestre.

 - Como consequência da ampliação da estrutura física que dispomos hoje, vamos possibilitar um maior acesso da população aos serviços oferecidos pelo Centro, mantendo a qualidade do atendimento, o que é muito importante – disse Felipe. Atualmente, o CCZ dispõe de seis canis coletivos e seis individuais. (Fotos: Divulgação)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

18:04 Cidades