sábado, 07 dezembro 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Estado

Casos de caxumba crescem 130% no Rio nos primeiros 8 meses do ano

Jovens e adultos são os mais acometidos pela doença

13/09/2019 16:31:57

O número de casos de caxumba cresceu 130% no acumulado janeiro a agosto deste ano, no estado do Rio de Janeiro, em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 948 casos. Nos primeiros oito meses de 2019, foram feitos 2.185 registros de caxumba, superando os registros de todo o ano de 2018 (1.973) e de 2017 (1.376). Não houve mortes provocadas pela doença de 2017 até agosto deste ano, revelou a Secretaria de Estado de Saúde.

Ao falar à Agência Brasil nesta sexta-feira, o médico Alexandre Chieppe, porta-voz da secretaria, explicou que, “possivelmente, os fatores que estão por trás desse aumento de casos são os mesmos relacionados ao reaparecimento do sarampo”. Segundo Chieppe, parte importante da população fluminense não tem o esquema vacinal completo contra sarampo, “até por conta da não produção da segunda dose da vacina tríplice, que aconteceu só em 2002”. Para Chieppe, essa suscetibilidade de parte da população explica o aumento do número de casos de caxumba, quando comparado a anos anteriores, e também é responsável pelo reaparecimento do sarampo, no estado.

A vacina que as pessoas devem tomar é a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.

Chieppe lembrou que para sarampo e caxumba foi instituída a dose zero, que deve ser tomada por crianças de 6 meses a 1 ano de idade. “Os dados epidemiológicos de sarampo estavam mostrando essa necessidade”, disse ele.

Já caxumba continua acometendo, principalmente,  jovens e adultos, na faixa de 20 a 49 anos de idade. Chieppe insistiu que qualquer pessoa, de 1 a 49 anos de idade, que não tenha duas doses tomadas após o primeiro ano de vida, com intervalos de, pelo menos, 30 dias entre essas duas doses, deve comparecer ao posto para fazer avaliação e ver se há necessidade de reforço.

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

09:36 Cidades