domingo, 21 outubro 2018
Fale Conosco | (24)3343-5229

Saúde

Campanha busca doadores de medula óssea

16/05/2018 16:41:33

“Uma gota de sangue que pode salvar uma vida”. Este é o lema da campanha que será realizada no próximo sábado, em Volta Redonda, para cadastrar doadores de medula óssea. O cadastramento será feito de 8 às 16 horas, no Centro de Prevenção à Saúde do Idoso, da AAP-VR ( Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda), no bairro Nossa Senhora das Graças.

O evento terá como finalidade cadastrar doadores de medula. A iniciativa é do HemoRio e da AAP-VR, e foi idealizado pelo vereador Paulinho do Raio-X (MDB). “Cada um vai doar 5ml de sangue para um banco de dados da Secretaria de Saúde do Estado. Com isso são muitas vidas que poderão ser salvas, com doadores compatíveis em caso de uma leucemia”, diz o vereador. “Não é uma ação política. Não sou candidato e a causa não tem partido. Acredito que muitas famílias vão ganhar com esta ação”, ressalva o parlamentar.

A campanha foi planejada depois que veio à publico o caso do bebê Rafael Moraes Dias, de 6 meses. Os pais fizeram um movimento por ele nas redes sociais. O bebê é portador da Síndrome de Wiskott Aldrich, doença que diminui a expectativa de vida do paciente, devido ao grande risco de infecções e sangramentos, principalmente, o craniano. Para que Rafael seja curado, ele precisa de um doador de medula 100% compatível.

A coleta do sangue é feita pelo Hemorio. O doador preenche um cadastro apenas com dados como nome, telefone e endereço. A partir ele passa a integrar o Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea).

Para ser doador de medula óssea é necessário ter entre 18 e 55 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não apresentar doença infecciosa ou incapacitante, não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. (Foto: Divulgação)

 

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

16:28 Esporte