quinta-feira, 14 novembro 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cultura

Câmara de VR homenageia artistas no Dia do Folclore

Grupos e entidades também foram lembrados

23/08/2019 17:41:42

A Câmara Municipal de Volta Redonda realizou na noite da quinta-feira a Sessão Solene em homenagem ao Dia do Folclore Brasileiro, comemorado em 22 de agosto. Os vereadores homenagearam 15 pessoas, grupos e instituições que são destaque e referência no folclore e cultura da cidade. Várias manifestações culturais foram lembradas na cerimônia, como o samba, músicas de raiz, frevo, capoeira, dança afro, jongo, folia de reis e forró.  A casa ficou lotada com a presença de familiares e amigos dos agraciados. 

A professora de Educação Física e dança afro, Nilzete da Silva Xavier, e a professora de capoeira, Márcia Regina dos Santos, receberam os diplomas das mãos da vereadora Rosana Bergone. “Duas personalidades experientes e competentes que representam muito bem a cultura e folclore da cidade”, salientou.

“Estou feliz com a homenagem, pois a capoeira é a minha paixão”, disse Márcia, que é professora do Projeto Esportivo Federal Virando o Jogo, no núcleo do bairro Açude I. “Meu objetivo é resgatar e valorizar a cultura afro e, por isso, agradeço a vereadora pelo reconhecimento ao meu trabalho”, disse Nilzete.

Câmara de VR homenageia artistas no Dia do Folclore

O grupo Samba da Jurema recebeu o diploma por indicação do vereador Jari. O grupo é a primeira orquestra de samba do Sul Fluminense que é composta por músicos que se dedicam por amor ao próximo. As apresentações já reuniram quase oito mil pessoas desde o ano passado.  O jornalista Davi Tedesco, um dos membros do grupo, falou que o próximo passo a ser concretizado é o projeto Casa da Jurema, onde será oferecido o ensino fundamental para crianças.

- O Samba da Jurema é um evento feito de amor, paz e amizade – disse ele.

Câmara de VR homenageia artistas no Dia do Folclore

Ao ser convidado para receber o diploma e uma Moção de Aplausos, José Armando Bandeira de Moraes, o maestro Caaraüra,  considerado pela imprensa especializada como uma das maiores autoridades do frevo no país, cantou a música Último Pau-de-arara.  Ele teve o acompanhamento do público e caminhou por todo o plenário entoando a canção, considerada um dos maiores clássicos da música popular brasileira.

- Esta é a primeira oportunidade que o folclore brasileiro tem em Volta Redonda e, com isso, podemos ser destaque em todo o país – disse ele, homenageado pelo vereador Luciano Mineirinho.

O radialista e músico Claudionor Rodrigues, conhecido como Nonô dos Canarinhos, discursou em nome dos agraciados. “Sou cidadão de Volta Redonda há quase 40 anos e hoje sou muito grato pelo reconhecimento ao meu trabalho”, falou Nonô, que tem 34 anos de carreira e atualmente trabalha na Rádio Mix de Volta Redonda.

A realização da sessão foi elogiada pela secretária de Cultura, Aline Ribeiro. “É uma festa de reconhecimento da cultura da cidade. Temos muita gente importante aqui. Artistas que vivem, resistem e brigam pela cultura e não deixam a nossa cultura morrer”, disse ela. 

A resolução que definiu a comemoração da data é do presidente do legislativo, Edson Quinto, que discursou no encerramento da solenidade e entregou quatro diplomas. “Tivemos nesta noite um show de alegria, que não estava no roteiro do cerimonial. Todas as formas de folclore foram lembradas.  Sinceramente, é a primeira sessão que eu conduzo e vejo tanta alegria neste plenário. Tantas pessoas abriram os seus corações e disseram que estão felizes”, disse Quinto, orgulhoso de sua proposição do Dia do Folclore.

Câmara de VR homenageia artistas no Dia do Folclore

Os homenageados da Sessão Solene foram Fátima Aparecida Colombiano e Pedro Antônio Francisco (Carlinhos Sant´anna); Nilzete da Silva Xavier e Márcia Regina dos Santos (Rosana Bergone), Grupo Sorriso Aberto (Rodrigo Furtado); Elismarcio Salvador de Souza Paula (Vair Duré); ONG Arte de Todo Lugar "Uma prática inclusiva" (Pastor Washington); Associação de Capoeira Palmares e Eventos Samba da Jurema (Jari); José Armando Bandeira de Moraes (Granato); Dupla Sertaneja Saudade e Saudoso, Antônio Fábio Fontes, José Arlindo dos Santos e Claudionor Rodrigues (Edson Quinto); Júlio César Garces (Luciano Mineirinho), Maria das Graças Claudino da Silva (Paulinho do Raio-X).

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

17:32 Cultura