terça-feira, 11 agosto 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Política

Câmara aprova instauração de processo de impeachment de Rodrigo Drable

29/07/2020 11:50:29

A Câmara de Vereadores de Barra Mansa aprovou, em sessão realizada na manhã desta quarta-feira (29), a instauração do processo de impeachment do prefeito afastado do cargo Rodrigo Drable (DEM). De autoria do vereador Marcell Castro (Cidadania), o requerimento foi aprovado por 14 dos 17 vereadores presentes à sessão. A comissão processante foi constituída de Gustavo Gomes (presidente), Maria Lúcia Moura da Fonseca (relatora) e Daniel Volpe Maciel (membro).

A partir da instalação da comissão processante, o prazo de conclusão do processo é de 90 dias.  Já o prazo para o prefeito apresentar sua defesa prévia é de 10 dias. O prazo começa a contar a partir da data em que ele for notificado. 

Drable está afastado do cargo deste o último dia 14, quando foi alvo de uma operação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e da Polícia Civil, com autorização do Tribunal de Justiça, na qual foi denunciado por suposta compra de votos de vereadores para que a Câmara aprovasse suas contas de 2018, rejeitadas pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado). A denúncia ao MPRJ foi feita pelo vereador Gilmar Lelis. Segundo ele, lhe foram oferecidos R$ 30 mil e ajuda financeira em sua campanha de reeleição para votar a favor.

A sessão que aprovou as contas de Drable foi realizada no dia 12 de maio. As contas do prefeito afastado foram aprovadas por 14 votos a 5.

Além do afastamento do chefe do Executivo – o cargo foi assumindo pela vice, Fátima Lima – o MPRJ conseguiu também no TJ o afastamento do presidente da Câmara, Paulo Chuchu, e do vereador Zélio Show, apontado como um dos intermediadores da oferta de propina. Com o afastamento de Chuchu, a sessão foi presidida por Luís Antônio, que, nesta condição, só votaria em caso de empate.

Cristina Magno, suplente de Marcell - que, como autor do requerimento, também é impedido de votar pelo Regimento Interno - e o vereador Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, se abastiveram de votar. Votaram a favor Gilmar Lélis, Thiago Valério, Mauro Sabino, Vicentinho, Gustavo Gomes, Daniel Volpe Maciel, Wellington Pires, Jaime Alves, Maria Lúcia, Marquinho Pitombeira, Elias da Corbama, Zé Abel, Gilson Poxa Vida e Renatinho.

Atualizada às 12h17min

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

20:18 Esporte