domingo, 18 agosto 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Estado

Cadastramento biométrico será obrigatório em 35 cidades do Rio

30/04/2019 16:30:47

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), desembargador Carlos Santos de Oliveira, anunciou que 35 cidades do estado do Rio de Janeiro terão cadastramento biométrico obrigatório em 2019. "Acreditamos que com essa medida iremos atingir a meta do Tribunal Superior Eleitoral, de que todo o eleitorado esteja cadastrado biometricamente até 2022", afirmou.

Na região Centro-Sul Fluminense terão de fazer o cadastramento biométrico os eleitores de Rio Claro, Mendes, Vassouras, Engenheiro Paulo de Frontin, Sapucaia, Porto Real e Quatis.

Os municípios de maior Colégio Eleitoral a passar pelo procedimento são Duque de Caxias, São João de Meriti e Magé. Também farão o cadastramento os eleitores de Iguaba Grande, Arraial do Cabo, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Cantagalo, Carmo, Santa Maria Madalena, Conceição de Macabu, Porciúncula, Itaocara, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro, Comendador Levy Gasparian, Silva Jardim, São Fidélis, Natividade, Varre e Sai, Italva, Cardoso Moreira, Laje do Muriaé, Miracema, Cordeiro, Macuco, Carapebus e Quissamã.

A biometria é a tecnologia que identifica o eleitor através do reconhecimento de sua impressão digital, conferindo maior segurança à identificação no momento da votação, por meio de um leitor biométrico, acoplado à urna eletrônica. O sistema biométrico proporciona maior segurança ao processo eleitoral e garante que ninguém votará no seu lugar.

O procedimento de coleta biométrica é realizado no ato de atendimento em cartório ou em posto de atendimento da Justiça Eleitoral, envolvendo a coleta das impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada.

Na votação com identificação biométrica, o eleitor passa a ter a identidade confirmada ao colocar sua digital no terminal da urna eletrônica. (Foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

14:39 Estado