quarta-feira, 11 dezembro 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Política

Cadastramento biométrico é prorrogado para Porto Real e Quatis

Prazo nas duas cidades vai até a próxima 6ª feira

03/12/2019 13:01:13

A coleta de dados biométricos dos eleitores cadastrados em Porto Real e Quatis, que inicialmente terminaria no domingo passado, foi prorrogado até a próxima sexta-feira, dia 6, no cartório de Porto Real, que funciona no edifício do Fórum da cidade, ao lado da prefeitura. O cartório funciona de 11 às 19 horas.

O novo prazo foi estabelecido através de uma medida publicada pelo TRE–RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro), que destaca a obrigatoriedade da biometria para todos os eleitores, incluindo os cidadãos com mais de 70 anos e os eleitores na faixa etária de 16 a 18 anos. Nos dois segmentos, o voto é facultativo.

Segundo ainda o TRE-RJ os eleitores que não cadastrarem  seus dados biométricos terão os respectivos títulos cancelados e não poderão votar nas próximas eleições, além de estarem sujeitos à suspensão do pagamento de benefícios sociais, inclusive, aposentadorias e pensões.

Até o final de outubro, cerca de 65% dos eleitores cadastrados em Quatis tinham feito a coleta da biometria.

O cartório eleitoral de Porto Real reafirma que o cadastramento deverá ser agendado previamente pela página do TRE-RJ na internet, ou por meio da CAT (Centro de Atendimento Telefônico). O s contatos com a central telefônica devem ser feitos pelo número (021) 3436-9000. Os documentos necessários visando à realização da coleta são a carteira de identidade, o título eleitoral e o comprovante atualizado de residência.

A prefeitura de Quatis mantém esta semana o agendamento do cadastro biométrico no caso dos eleitores com dificuldades de acesso à internet. O atendimento da prefeitura para esse serviço pode ser feito de segunda a sexta-feira, de 13 às 16 horas, na Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, que funciona no primeiro andar do Centro Administrativo.

Além de Quatis e Porto Real, o prazo do cadastramento biométrico foi prorrogado para o dia 6 nas cidades de Arraial do Cabo, Bom Jesus do Itabapoana, Carapebus, Comendador Levy Gasparian, Iguaba Grande, Mendes, Quissamã, Santa Maria Madalena e São José do Vale do Rio Preto. Em Porciúncula, Miracema, Laje do Muriaé, Rio Claro e Silva Jardim, a coleta será feita agora até o dia 19 deste mês.

O TRE-RJ esclarece que a prorrogação do prazo inicial nestes municípios ocorreu em razão da grande procura de eleitores pelos canais de agendamento, ao longo das últimas semanas, o que congestionou tanto a página do tribunal quanto a Central de Atendimento Telefônico. Proveniente de uma resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a coleta de dados biométricos visa tornar cada vez mais seguro e ágil o sistema de votação no Brasil.

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

18:41 Educação