sábado, 15 dezembro 2018
Fale Conosco | (24)3343-5229

Educação

BM: PM e Guarda Municipal realizam formatura do Proerd

04/12/2018 17:59:18

O Colégio Municipal Antônio Pereira Bruno, no bairro Goiabal, foi palco da formatura de duas turmas do 5° ano do Ensino Fundamental, no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), na tarde desta terça-feira , em Barra Mansa. No total, 62 alunos participaram, durante 14 semanas, de diversas atividades e palestras informativas em sala de aula sobre a prevenção e os riscos quanto uso de drogas, além de violência doméstica e nas escolas. O Proerd é na cidade é realizado pela Polícia Militar, sob coordenação dos sargentos Gladston e Roberta, e recebe o apoio da Guarda Municipal de Barra Mansa, através do Programa de Educação no Trânsito (PET), coordenado pelo inspetor Silva.

“Temos muito orgulho e reconhecimento por esse trabalho da Polícia Militar. Essa é uma parceria que envolve as escolas, a Guarda Municipal, a Polícia Militar e a sociedade em geral, com objetivo de diminuir a quantidade de usuários de drogas na nossa cidade”, disse o inspetor.

De acordo o sargento Gladston, a cada ano o Proerd vem despertando mais interesse dos jovens. Somente neste semestre em Barra Mansa foram 2,1 mil  alunos matriculados. “Infelizmente não conseguimos atender a todo mundo. Neste ano foram 700 alunos formados pelo programa. Os que conseguem participar absorvem a missão de serem os multiplicadores de informações”, afirmou o sargento.

Gladston ainda acrescentou que o envolvimento da Secretaria de Educação é muito importante para que o projeto seja desempenhado com mais afinco. “Eu gostaria que todas as secretarias de Educação do estado fossem como a de Barra Mansa, uma das maiores incentivadoras do Proerd”, completou.

A diretora adjunta do colégio, Elaine Ribeiro Campos, contou que o Proerd vem sendo realizado na escola há 13 anos e garantiu que o resultado é sempre positivo. “Essa atividade é de extrema importância para informar e conscientizar, principalmente, os pré-adolescentes sobre os riscos que o mundo das drogas oferece a todos nós. Essa ação sempre será bem recebida na nossa escola”.

Para a estudante Sofia Eduarda de Souza, de 11 anos, o projeto foi positivo no sentido de apresentar a realidade de uma maneira que os alunos não imaginavam. “Gostei bastante de ter feito parte, aprendi coisas que não imaginava que acontecia, principalmente em relação às drogas, como elas são prejudiciais à nossa saúde e como isso afeta as famílias”,  comentou a aluna, garantindo que a lição aprendida ao longo do projeto, será repassada para os amigos e familiares.

O Proerd foi implantado em 1992 pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, numa adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education (DARE), criado em 1983. Ativo há mais de duas décadas, o projeto é adotado em todo o país e conta com três currículos: Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental; 5º e 7º ano do Ensino Fundamental, além de atividades também para pais e responsáveis. (Fotos: Divulgação)

1/2

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

13:41 Polícia