quinta-feira, 21 junho 2018
Fale Conosco | (24)3343-5229

Economia

Barra Mansa tem o melhor 1º quadrimestre na geração de empregos da região

04/06/2018 12:14:36

A prefeitura de Barra Mansa está comemorando o resultado do primeiro quadrimestre de 2018 em relação à geração de empregos nas cidades da região. A cidade aparece com o seu melhor resultado para o período desde 2012, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). No período compreendido entre janeiro e abril deste ano, a cidade apresentou saldo positivo de 290 vagas formais. Na região do Vale do Paraíba Fluminense, com nove cidades (Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro e Volta Redonda), Barra Mansa teve o melhor resultado no período.

Nos primeiros quadrimestres dos anos de 2013 a 2016, houve uma queda de mais de 1,4 mil vagas de emprego. Em 2013, foram menos 30. Em 2014, menos 536 postos de trabalho. Em 2015, saldo negativo de 224 e, em 2016, menos 649. No primeiro quadrimestre de 2017, a forte crise econômica que atingiu o país afetou a economia do município com saldo negativo de quase 670 postos de trabalho, a maioria na área de serviços (-194), construção civil (-196) e comércio (-110). No segundo semestre deste mesmo ano, a economia apresentou sinais de melhora com saldo positivo de 286 vagas.

Para o prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, o resultado é fruto de investimento entre as empresas e o poder público com o intuito de retomar a credibilidade da cidade no mercado. “Apesar de ser o melhor resultado na região Sul Fluminense, ainda é pouco. Precisamos gerar mais oportunidades para a nossa população. O trabalho não pode parar”, enfatizou.

Para o governo, o movimento da economia local está em consonância com o cenário econômico nacional, que vem em passos lentos e contínuos, recompondo o estoque de empregos formais e recuperando a qualidade de vida da população.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Agnaldo Raymundo, o resultado comprova o discurso de que desde o ano passado a economia vem dando sinais de recuperação e que, mais do que nunca, as pessoas precisam estar preparadas para ocupar o seu lugar no competitivo mercado de trabalho. “A percepção de todos que estão envolvidos na gestão pública e também nas empresas privadas é realmente de que o pior já passou e, salvo algum sobressalto muito grande, a expectativa é que a recuperação acentue-se cada vez mais”.

Em compensação, ressalta o secretário, o mercado de trabalhou passou por mudanças significativas. “O mercado hoje está cada vez mais ávido por pessoas capacitadas, tanto no sentido técnico como no comportamental. Portanto, a ideia é de que as pessoas se capacitem cada vez mais”.

Segundo a administração municipal, dentre os novos postos de trabalho formais, o setor de serviços se destaca, acumulando 187 novos postos. Este resultado referenda o conceito de que Barra Mansa é uma cidade com segmentos de negócios e serviços diversificados.

Agnaldo ainda acrescenta que é importante ter condições de aproveitar as oportunidades que surgirem. “Por mais que não sejam aquelas que nós esperamos, usando este posto de trabalho como forma de recolocar a vida em ordem e, em paralelo, se preparar para buscar algo ainda melhor”, afirmou o secretário.  (Foto: Divulgação)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

18:04 Cidades