quinta-feira, 15 novembro 2018
Fale Conosco | (24)3343-5229

Saúde

Barra Mansa supera 96% da cobertura vacinal contra sarampo e pólio

03/09/2018 15:48:33

Barra Mansa superou a meta do Ministério da Saúde na campanha nacional de vacinação contra o sarampo e a poliomielite. O objetivo era imunizar 95% de um total de 8.332 crianças de 1 a 5 anos de idade. Durante a campanha, entre 6 e 31 de agosto, foram imunizados contra a paralisia infantil 8.120 crianças, o que equivale a 97,46% da cobertura vacinal. Contra o sarampo não foi diferente, o município alcançou a cobertura de 96,08%, vacinando 8.005 crianças.

O secretário de Saúde, Sérgio Gomes, parabenizou a equipe de imunização e agradeceu a participação dos pais e responsáveis. “É muito bom saber que mais uma vez conseguimos alcançar a meta de imunização determinada pelo Ministério da Saúde. Isso demonstra a seriedade do trabalho da secretaria e a conscientização dos pais que levaram os filhos para se proteger”.

Segundo a coordenadora Marlene Fialho, mesmo tendo alcançado a meta de imunização, as vacinas continuarão disponíveis até o próximo dia 15, já que o estado do Rio de Janeiro prorrogou a campanha por conta da baixa procura em alguns municípios. “A meta foi alcançada, mas os pais que ainda não levaram os filhos para vacinar podem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência, de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas. A vacina é a única maneira de prevenir e erradicar essas doenças que voltaram em alguns estados do Brasil e podem matar ou causar graves consequências”, alertou Marlene, ressaltando que é necessária a apresentação do cartão de vacina da criança para atualização.

Resende também superou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, alcançando 99,92% do público-alvo, e contra a poliomielite, doença contra a qual a prefeitura imunizou 100,36% das crianças em idade vacinal

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 12.936 doses das duas vacinas foram aplicadas durante o período da campanha. Deste total, 6.482 doses aplicadas foram da vacina contra a pólio, e 6.454 da tríplice viral, que imuniza contra o sarampo, rubéola e caxumba. Os números foram comemorados pela Secretaria de Saúde.

- Na semana passada, quando alcançamos 90% do público-alvo, recebemos uma nota técnica do governo federal que já eliminava a necessidade de prolongarmos a campanha em nosso município, bem como a realização de outro Dia D, como aconteceu em outros municípios da região. E na sexta, após contabilizarmos todas as doses aplicadas, verificamos que não só alcançamos a meta, como conseguimos ultrapassá-la. Isso representa uma grande conquista, já que a imunização garante a saúde de nossas crianças – ressalta o secretário Alexandre Vieira, lembrando que em todo o estado apenas 55% das crianças em idade vacinal haviam sido imunizadas até a última sexta, o que significava que a campanha ainda precisava atingir outras 359,8 mil pessoas. (Foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

10:50 Cidades