sexta-feira, 16 abril 2021
Fale Conosco | (24)3343-5229

Educação

Barra Mansa retoma aulas presenciais na rede municipal

01/03/2021 16:44:18

Após a suspensão das aulas presenciais em março de 2020 por conta da pandemia do novo coronavírus, as escolas municipais de Barra Mansa retomaram as atividades nesta segunda-feira (1), com o início do ano letivo em sistema híbrido para toda a rede.  Nesta primeira fase, retornam à sala de aula 3.330 alunos, divididos em Educação Infantil (Pré II), Ensino Fundamental I Anos Iniciais, Ensino Fundamental II Anos Iniciais e EJA (Educação para Jovens e Adultos).

As escolas tiveram seus horários operacionais modificados para atender questões de convívio e adaptação. Temporariamente, segundo a Secretaria Municipal de Educação, funcionarão das 7 às 10h, das 13 às 16h e das 18 às 21h, ficando com uma hora a menos de aula, que será utilizada para que o professor se dedique ao ensino remoto e plantão de dúvidas.

As próximas fases começam nos dias 15 e 29 deste mês. O número máximo de alunos que retornarão será de 50%, o que representa aproximadamente 9 mil estudantes.

A volta às aulas não é obrigatória, ficando a cargo da família a decisão. Para aqueles que optarem por manter o ensino de forma remota, serão oferecidas atividades impressas, que podem ser retiradas na escola em que o aluno estuda. Caso o estudante apresente dificuldades, pode consultar o plantão de dúvidas.

“Hoje retornamos com as aulas em toda a rede de ensino, de forma muito tranquila e segura. Nossas ações seguem rigorosamente o protocolo determinado pelo Comitê Municipal e estão validadas pelo Poder Judiciário. Estamos oferecendo diversos modos de aprendizagem, para que todos os alunos tenham as mesmas oportunidades, tanto aqueles que voltaram para as aulas presenciais, quanto aqueles que preferem manter o ensino à distância”, disse o secretário de Educação, Marcus Vinicius Barros.  

Para fortalecer o aprendizado, foram oferecidas algumas ferramentas como o site www.barramansa.rj.gov.br/educacao, o canal do Youtube “Do Aprender ao Ensinar” e o Google Workspace For Education, conforme explicou a gerente de Educação Básica Saionara Maciel. “Todos os alunos receberão apoio pedagógico através dessas ferramentas. Nestas duas primeiras semanas, a Gerência de Educação Básica ficou responsável em disponibilizar as atividades no site para que se inicie o trabalho na plataforma. Nesse período terão o plantão de dúvidas, respondendo as questões dos alunos, monitorando e fazendo com que o trabalho seja realmente efetivado”.

Além de todo o suporte pedagógico, a Secretaria de Educação iniciou um monitoramento diário, para dispor de indicadores de adesão das famílias ao retorno às aulas e a fiscalização da saúde dos alunos, entre outras ações determinadas pelo protocolo estabelecido pelo Comitê Municipal.  

De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Educação, Morgana Vieira, a fiscalização e suporte serão mantidos enquanto for necessário. “O Conselho Municipal de Educação está devidamente representado no Comitê Municipal, participamos ativamente de todas as discussões do comitê, desde o planejamento do plano diretor, a decisão das fases e, agora, a decisão do retorno. Vamos monitorar essa volta por um longo tempo, acompanhando as escolas, porque a pandemia não acabou. O comitê não irá se desmantelar. Sua função é acompanhar a volta às aulas em todo o município, seja na rede pública ou particular”.

As unidades de ensino foram preparadas e adaptadas para respeitar os protocolos pré-estabelecidos, com a obrigatoriedade do distanciamento entre os alunos, aferição de temperatura e local para higienização das mãos. Além disso, foram realizadas vistorias nas escolas e testagem em massa nos profissionais da Educação, a fim de criar um cinturão de proteção para todos. (Foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

17:22 Cidades