sexta-feira, 18 outubro 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

Barra Mansa reativa Conselho Municipal de Turismo

Próxima etapa é criação do regimento interno

23/05/2019 15:26:54

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Barra Mansa reativou nesta quinta-feira o Conselho Municipal de Turismo (Comtur). O órgão é composto por representantes do poder público, entidades, sociedade civil e privada.

O encontro foi na Associação Comercial, no Centro, e contou com a presença de membros da administração pública, Aciap,  CDL (Câmara  de Dirigentes Lojistas), Sicomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Barra Mansa, Quatis e Rio Claro), SindSul (Sindicato dos Hoteis, Bares e Restaurantes), Sindicato Rural e Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), entre outros

A presidência do Comtur ficou com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agnaldo Raymundo, conforme determina a lei 3.402/03; a vice-presidente eleita foi Denyse Singulani, da Aciap-BM, e a secretária Executiva, Bhella Santos, gerente de turismo da prefeitura.

Os demais cargos serão preenchidos de acordo com indicação das entidades. O conselho se reunirá bimestralmente, no entanto nos próximos três meses os encontros serão mensais, nos dias 13 de junho, na sede da CDL, no Ano Bom; 11 de julho, no Sicomércio, Centro, e 5 de agosto, na Aciap.

Durante o evento, Bhella Santos falou da necessidade da elaboração do regimento interno do Conselho Municipal e da organização do Fundo Municipal de Turismo. “Nosso objetivo é inserir Barra Mansa no Mapa do Turismo Brasileiro, buscando oportunidades junto ao Ministério do Turismo, voltadas para o desenvolvimento do segmento na área cultural, de aventura, esporte, religioso, negócios e até de saúde. O município que estiver fora do mapa estará fora de todas as ações e das políticas públicas do Ministério do Turismo”, ressaltou Bhella.

Ela lembrou que o Mapa do Turismo é atualizado de dois em dois anos e suas últimas alterações foram efetuadas em 2017.

Por determinação do Ministério do Turismo, somente as cidades que estiverem com seus conselhos ativados e possuam instâncias de governança regional terão a possibilidade de fazer parte do mapa. A instância de governança em que Barra Mansa está inserida é o CitVale, que engloba outras 14 cidades: Rio Claro, Volta Redonda, Pinheiral, Piraí, Barra do Piraí, Rio das Flores, Valença, Engenheiro Paulo de Frontin, Paty do Alferes, Mendes, Paracambi, Vassouras e Paraíba do Sul.

Denyse Singulani, da Aciap-BM, abordou sobre a importância de valorizar os equipamentos históricos existentes no município e região como forma de movimentar o turismo. “Precisamos valorizar o que temos, nossas fazendas e parques históricos, potencializando nossa capacidade de atrair turistas para o Sul Fluminense”.

Já Débora Carvalho, da Firjan, afirmou que as ações que estão sendo realizadas representam a oportunidade de concretizar iniciativas capazes de gerar emprego, renda e dar visibilidade a região do CitVale.

CADASTUR – O secretário Agnaldo Raymundo alertou sobre a importância do cadastro dos prestadores de serviços na área de turismo no Cadastur. A medida tem o objetivo de reunir todos que estejam legalmente constituídos e em operação a fim gerar oportunidades de qualificação, acesso a linha de créditos junto a bancos oficiais, de negócios e acesso a mercados nacionais e internacionais, classificação dos meios de hospedagem, entre outros.

“Barra Mansa, atualmente, tem a classificação C. Nossa meta é elevar esse padrão para a categoria B, daí a importância de ter um Conselho Municipal de Turismo propositivo, deliberativo e atuante, que permitirá, inclusive, a reorganização do nosso calendário de eventos”. (Foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

21:01 Cidades