sábado, 17 novembro 2018
Fale Conosco | (24)3343-5229

Saúde

Barra Mansa inicia atividades do Novembro Azul

06/11/2018 17:11:36

Conscientizar os homens sobre a importância dos cuidados com a saúde. Essa é uma das missões dos agentes de saúde neste mês, quando é realizada a campanha Novembro Azul. A iniciativa visa alertar o público masculino, principalmente a partir dos 45 anos de idade, com fatores de risco, e acima dos 50 anos, sem fatores de risco, sobre a importância do exame de prevenção ao câncer de próstata. A doença é um dos tipos de cânceres mais comum entre os homens e, se não tratada a tempo, pode levar à morte.

 A Secretaria de Saúde de Barra Mansa já preparou uma programação voltada para o público masculino, com testes rápidos para sífilis, vacinação, solicitação de exames, pesagem do Bolsa Família e planejamento familiar.

De acordo com a coordenadora do Paismca (Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente), Williana Cardoso de Brito, no decorrer do mês todos os postos de saúde da cidade estarão realizando as atividades, na sala de espera relacionada à saúde do homem, com apoio do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf). “Quando o câncer é diagnosticado no início a chance de cura do paciente é de 90 a 95%”, explicou a coordenadora.

Williana ainda acrescentou que o Hospital do Câncer de Barra Mansa atende 166 casos de homens com câncer de próstata. “Deste número, 97 são de Barra Mansa, mas essa estatística tende a aumentar caso o preconceito e a falta de informação continue sendo maior que a vontade de ter uma vida saudável”, completou.  

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos em decorrência ao câncer de próstata. Este é segundo câncer que mais mata homens no mundo. A estimativa é de que 68.220 mil novos casos surjam até 2019.

Levantamento sobre o Outubro Rosa

No mês passado foi realizado o Outubro Rosa e, de acordo com Williana, houve uma mobilização muito grande da população. Foram realizados cerca de dois mil exames preventivos no colo do útero e mil mamografias. Porém, apesar da grande adesão, muitas pessoas que fazem o exame não vão buscar o resultado. “A campanha tem uma força e uma visibilidade nacional gigantesca. A Secretaria de Saúde oferece [os exames] a custo zero, mas ainda assim muitas não se preocupam em buscar o resultado. Nesses casos não há o que fazer”. (Foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

23:46 Polícia