quarta-feira, 19 dezembro 2018
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

Barra Mansa homenageia padroeira com 58ª procissão fluvial

Evento é uma tradição da cidade e atrai fiéis da região

11/10/2018 12:38:11

Nesta próxima sexta-feira acontece a 58ª Procissão Fluvial em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, uma tradição em Barra Mansa que envolve fiéis da cidade e região em um momento de devoção. A programação começa às 14 e vai até às 20 horas, nos bairros Vila Maria, Vila Nova, Roberto Silveira e Centro. A organização é da Família Baião, com apoio da prefeitura, por meio da Fundação de Cultura.

A procissão será iniciada com uma carreata saindo da residência da Família Baião, na Rua Pinto Ribeiro, no Centro, até a Igreja Nossa Senhora Aparecida, na Vila Maria, onde será realizada uma celebração. Ao deixar o bairro, a carreata segue até o ponto final da Vila Nova e, em seguida, para o Roberto Silveira, onde acontece mais uma celebração.

Logo após, inicia-se a procissão fluvial. O ponto de partida acontece às margens do Rio Paraíba do Sul, no mesmo bairro, e até a Avenida Beira Rio. O percurso é acompanhado pelo Corpo de Bombeiros.

"É muito emocionante proporcionar esse evento tão importante para nossa igreja e nossa cidade, comovendo tantos fiéis e cortejando com muita fé Nossa Senhora Aparecida", diz Roberto Baião, um dos organizadores. "Com muito empenho e dedicação, esperamos que seja um dia muito especial e repleto de fé", completa.

Por conta da procissão, a Avenida Getúlio Vargas será interditada. Nas ruas Benedita Helena de Lima, Dario Aragão, José Cardoso Guimarães Cotia e Andrade Figueira, por onde o cortejo vai passar, a Guarda Municipal fará o balizamento do trânsito.

A procissão faz parte do calendário cultural da cidade.

COMO COMEÇOU –  A procissão começou na década de 1960, a partir da ideia de Joaquim Baião. Pescador devoto, Joaquim queria homenagear Nossa Senhora Aparecida. Em parceria com um padre da época, realizaram a primeira procissão com poucos participantes.

 No ano seguinte, ele procurou o mesmo padre para organizarem a procissão, mas o religioso havia sido transferido e o seu substituto se negou a participar e apoiar o ato. Com isso, por iniciativa própria, o pescador resolveu tomar a frente e organizar o evento sem o apoio da igreja. Pediu emprestada a imagem da padroeira à mãe de um amigo e realizou a homenagem.

Em 1962, Joaquim resolveu comprar uma imagem da santa em Aparecida (SP), a mesma que é utilizada até hoje. A partir daí, a procissão seguiu sem entrar na igreja por aproximadamente 20 anos, fazendo o cortejo pelo Rio Paraíba do Sul, pelas ruas da cidade e depois voltava para a casa da família Baião.

Com o falecimento de Joaquim, seu filho, Jurandir Baião, mais conhecido como "Didi", assumiu a organização. Atualmente, quem comanda a procissão são os filhos de Didi, Rogério, Maria Helena, Emília, Rondinelli e Joaquim.

PROGRAMAÇÃO

14h - Saída em carreata da residência da Família Baião, localizada na Rua Pinto Ribeiro, número 292, Centro, até a Igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro Vila Maria.

16h - Celebração na Igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro Vila Maria.

17h - Saída em carreata do bairro Vila Maria passando pelo bairro Vila Nova.

17h30min - Chegada em carreata no bairro Roberto Silveira com celebração.

 18h30min - Começo da Procissão Fluvial no Rio Paraíba do Sul no bairro Roberto Silveira até o Centro, na Avenida Getúlio Vargas (Calçadão Dama do Samba), na altura da Câmara Municipal.

19h - Chegada da Procissão Fluvial na Avenida Beira Rio (Calçadão Dama do Samba) com início da Procissão terrestre nas principais ruas do Centro de Barra Mansa até a Igreja Matriz de São Sebastião.

20h - Saída da Procissão da Igreja Matriz de São Sebastião até a Avenida Getúlio Vargas - altura da Câmara Municipal - para celebração final. (Foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

20:10 Polícia