sábado, 16 fevereiro 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Saúde

Barra Mansa faz outro mutirão oftalmológico no sábado

23/04/2018 11:17:33

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa dará prosseguimento, no próximo sábado, ao mutirão de consultas oftalmológicas das Unidades Básicas de Saúde. O trabalho, que começou pelas demandas do distrito de Nossa Senhora do Amparo, na última sexta-feira, no Centro de Especialidades Médicas, tem o objetivo de zerar a fila de espera por consultas.

No primeiro dia do mutirão, foram atendidos 46 moradores de Amparo. No próximo sábado, a ação atenderá os moradores da Região Leste, especialmente dos bairros Paraíso de Cima, Paraíso de Baixo e Boa Vista II. Agentes de saúde estão entrando em contato com os pacientes para avisar sobre a consulta. Qualquer dúvida, os moradores dessas localidades devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

De acordo com o secretário de Saúde, o mutirão acontecerá no decorrer de pelo menos seis meses com o objetivo de zerar o acúmulo de aproximadamente seis mil consultas oftalmológicas decorrente da carência de especialistas na rede pública. “Estamos reestruturando o setor e contratamos, em regime de chamamento público, médicos oftalmologistas, que estarão focados na prevenção e recuperação da saúde ocular da população”, explicou Sérgio Gomes, ressaltando que o mutirão atenderá a cada sábado cerca de 200 pessoas. Somente após esta etapa, serão agendadas novas consultas.

Ele ainda destacou que durante o atendimento caso seja constatada a necessidade de procedimentos de média e alta complexidade, como mapeamento de retina, cirurgia de catarata e laserterapia, foram realizados cadastramentos no sistema do SUS e encaminhamentos para tratamento na rede credenciada no próprio município.

- Se a cidade não tiver o prestador de serviços para determinado tipo de atendimento, o paciente será encaminhado para o Centro de Referência de Niterói, com suporte de transporte gratuito oferecido pela própria Secretaria de Saúde – informou o secretário.

No primeiro mutirão, as situações que necessitaram de procedimentos cirúrgicos foram encaminhadas para a Santa Casa. A perspectiva é de que a maior parte das cirurgias seja efetuada no hospital.

A partir do mutirão será possível traçar um perfil da saúde oftalmológica de Barra Mansa. (Foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

11:20 Cidades