domingo, 18 fevereiro 2018
Fale Conosco | (24)3343-5229

Educação

Barra Mansa abre processo seletivo para professores

São oferecidas 20 vagas imediatas, além de 131 vagas cadastro de reserva

14/02/2018 14:02:05

A Secretaria de Educação de Barra Mansa abriu processo seletivo para preenchimento de 20 vagas imediatas, além de 131 vagas para cadastro de reserva, destinados a profissionais de nível médio e superior.  O salário será de R$ 954 para carga horária entre 20 e 22 horas/aulas semanais, mais regência de classe. As inscrições somente serão feitas presencialmente na próxima segunda-feira, de 9 às 17 horas no Campla (Centro Administrativo Municipal Prefeito Luiz Amaral), sede da prefeitura, na Rua Luiz Ponce, 263, Centro. A inscrição é gratuita.

De acordo com o secretário de Educação, Vantoil de Souza, o processo destina-se a selecionar candidatos para suprir demanda imediata, bem como compor cadastro de reserva, para atuarem junto às unidades da rede municipal, principalmente nas escolas em tempo integral. O processo seletivo oferta vagas para os seguintes de professor de anos iniciais; professor de língua estrangeira: inglês, espanhol, alemão e francês; professor de administração, intérprete de libras e fonoaudiólogo.

Não será permitida mais de uma inscrição por candidato, exceto para línguas estrangeiras. No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar os originais e cópias de carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, comprovante de licenciatura plena na área específica, bem como pós-graduação ou certidão registrada pelo órgão competente; comprovante de experiência profissional através de documentos em cópias da carteira de trabalho; se tiver sido servidor público, deverá apresentar a certidão de tempo de serviço na função pleiteada; termo de posse ou ato de nomeação. Em todos os casos, o candidato deve levar o último contracheque.

REQUISITOS – Para concorrer à vaga de professor de anos iniciais o candidato deve ter nível médio completo, com habilitação em Formação de Professores ou curso de Pedagogia. São oferecidas 40 vagas para cadastro de reserva nesse cargo, considerando a complementação do Cadastro de Reserva do processo seletivo 003/2017. Entre as atribuições concernentes ao cargo, o professor de anos iniciais deverá acompanhar e avaliar os alunos durante o processo de ensino e aprendizagem.

Para professor de Inglês, o candidato deve apresentar diploma ou certificado de conclusão do curso de licenciatura em Letras com habilitação na língua inglesa. Para as demais línguas estrangeiras –  Espanhol, Alemão e Francês, além da licenciatura em Letras – o candidato deve comprovar proficiência na língua escolhida através de curso reconhecido. Para Inglês, são oferecidas 20 vagas para cadastro reserva, considerando a complementação do Cadastro de Reserva do processo seletivo 003/2017. Para Espanhol, cinco vagas são para demanda imediata e 25 para reserva. Para Alemão e Francês, quatro vagas são imediatas e 20 para cadastro reserva.

Para professor de Administração, o candidato deve ter bacharelado em Administração. Estão disponíveis duas vagas para contrato imediato e 10 para cadastro reserva. O professor contratado deverá ministrar aulas sobre empreendedorismo, assim como outras correlatas à área de atuação, desenvolvendo atividades educacionais e acompanhando o processo de aprendizagem do aluno.

 Para as vagas de intérprete de Libras, os candidatos devem ter nível médio completo com formação em Língua Brasileira de Sinais com certificado no Exame Nacional de Proficiências em Libras, reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação), Ines (Instituto Nacional de Educação de Surdos), Feneis (Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos) ou Apadas (Associação Pais Amigos Deficientes Auditivos Sorocaba). São ofertadas seis vagas para início imediato e 10 para cadastro reserva. Entre as atribuições do instrutor de Libras, estão a participação nos cursos promovidos pela Secretaria de Educação aos professores e pais de alunos, planejamento nas escolas que têm educação de surdos, além de orientar os professores sobre dúvidas em relação à Libras.

Para fonoaudiólogo, o candidato deve ter diploma ou certificado de conclusão do curso de graduação em Fonoaudiologia com registro no Conselho de Classe. São concedidas três vagas para demanda imediata e seis para cadastro de reserva. O profissional contratado ficará incumbido de diagnosticar deficiências relacionadas à comunicação oral e escrita, voz e audição, realizando exames e desenvolvendo programas de treinamento ou tratamento para os pacientes.

Obedecendo à legislação, será reservado às pessoas com deficiência o percentual de 5% das vagas. Para concorrer a estas vagas, o candidato deverá apresentar original e cópia do laudo médico, emitido nos últimos doze meses atestando a espécie e nível da deficiência. Nos termos da Lei Municipal nº 4518/2016, ficam reservadas aos negros 20% do total de vagas para cada cargo. Será considerado negro, o candidato que auto se declarar no momento da inscrição. Se houver falsidade da declaração o candidato poderá ser eliminado do processo.

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO – O processo seletivo obedecerá ao critério de Avaliação Curricular de Títulos e Experiência Profissional pela comissão designada pela Secretaria de Educação. Serão critérios de desempate na seguinte ordem: títulos, experiência profissional e maior idade. O processo seletivo terá validade de um ano, podendo ser renovado por mais um ano.

O resultado provisório será divulgado no dia 21 deste mês na sede da prefeitura e através do site doo município. Após os recursos, que poderão ser impetrados no dia seguinte, 22 de fevereiro, na prefeitura, o resultado definitivo será exposto no dia 26 de fevereiro na sede da prefeitura ou pelo site através do link http://www.barramansa.rj.gov.br/transparencia/.

Qualquer dúvida ou para mais informações, o edital está disponível no Portal da Transparência no site de Barra Mansa.

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

19:04 Polícia