terça-feira, 04 agosto 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Nacional

Auxílio emergencial ‘some’ das contas do PicPay e Nubank

Leitor relata que R$ 1,2 mil desapareceram da conta de sua mãe

08/07/2020 12:58:25

Usuários do PicPay e do Nubank estão reclamando nas redes sociais que recursos transferidos do Auxílio Emergencial teriam “desaparecido” de suas contas nessas fintechs. Um leitor do FOCO REGIONAL informou que o valor do auxílio de R$ 1,2 mil de sua mãe desapareceu e que “não há como reclamar pessoalmente”. A conta da mulher, segundo o filho, é no PicPay.

O Nubank alega que o problema teria ocorrido por conta de uma falha no sistema da Caixa Econômica Federal (CEF). Já o PicPay creditou a falha a instabilidades do aplicativo Caixa TEM.

Beneficiários do auxílio pago pelo governofederal devido à pandemia de Covid-19 têm usado esses serviços para fugir da restrição imposta pela Caixa para realizar saques e transferências usando o aplicativo Caixa TEM. Para evitar a formação de filas nas agências, a Caixa limitou, em um primeiro momento, o uso dos recursos a pagamento de boletos e compras usando o cartão de débito virtual.

As fintechs oferecem um serviço que permite emitir um boleto no nome do próprio usuário e realizar a transferência de forma imediata.

De acordo com o Nubank, parte dos clientes que realizou o pagamento de boletos por meio da Caixa Econômica Federal teria recebido em sua conta digital uma quantia superior ao valor correto. Informado pela CEF sobre o erro, o Nubank afirma que comunicou os clientes e estornou os valores de volta à própria Caixa.

Diante das reclamações, a fintech suspendeu a devolução à Caixa, e reverteu os valores de volta aos seus clientes, que já teriam recebido os valores em suas contas. A empresa informou que aguarda esclarecimentos adicionais do banco estatal.

O PicPay deu explicação diferente: de acordo com a fintech, por instabilidade do sistema do Caixa TEM, um pequeno percentual das transações entre o aplicativos e o PicPay não é concluído. "Nesses casos, o usuário deve fazer nova tentativa. Se a Caixa tiver debitado o valor utilizado para a transferência, o estorno deverá ser realizado pelo próprio banco", disse a empresa em nota. Com informações do G1.

 

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

15:46 Internacional