terça-feira, 02 março 2021
Fale Conosco | (24)3343-5229

Educação

Aulas com nova plataforma começam nesta 2ª feira em Volta Redonda

21/02/2021 11:49:04

Começam nesta segunda-feira (22), em uma nova plataforma de ensino online, as aulas da rede municipal de Volta Redonda. Estudantes e professores irão acessar o Google Sala de Aula (Classroom), um dos aplicativos da plataforma Google for Education – que conta também com o Drive e Meet. Além de ser considerada mais estável e segura, a mudança na tecnologia gerou uma economia de R$ 2 milhões aos cofres públicos.

O coordenador do Centro de Mídias Educacionais – criado este ano pela atual gestão municipal - e diretor da Escola Municipal Walmir de Freitas Monteiro, Felipe Nóbrega, lembrou que em 2020, professores e alunos tiveram alguns problemas com a plataforma que era utilizada e por isso ela mudou.

“Este ano, o governo municipal firmou uma parceria com uma grande empresa para fornecer uma plataforma gratuita, onde os estudantes da rede vão conseguir, de forma estável, realizar suas tarefas, ter contato com os professores e retornar às aulas de forma segura”, afirmou Felipe.

Como acessar?

Para ter acesso à nova plataforma de ensino remoto, o Centro de Mídias Educacionais de Volta Redonda desenvolveu o site: www.smevr.com.br, onde os alunos da rede municipal têm disponíveis tutoriais que ensinam a como utilizar as ferramentas.

O primeiro passo é ter a chamada “conta institucional”, que nada mais é que um e-mail que servirá para acessar o Google Sala de Aula e os demais aplicativos da plataforma. Para ter a conta, é preciso saber o número da matrícula. Para isso, o aluno ou responsável deve entrar em contato com a sua escola e solicitar essa informação. Com o número da matrícula em mãos, basta acessar o www.smevr.com.br/google-sala-de-aula e seguir o passo a passo.

“Essa conta de e-mail é o passaporte para o aluno conseguir acessar as aulas, ter contato com os professores. Então mesmo distantes nós vamos estar um pouco mais juntos e conseguiremos vencer este desafio”, disse Felipe, frisando que quem ainda não tem a conta institucional deve entrar em contato com a sua escola para solicitar o número da matrícula e fazer o cadastro via site.

CINCO VANTAGENS DO USO DO GOOGLE SALA DE AULA

1- Acesso a todas ferramentas Google
Um dos maiores benefícios do Google Sala de Aula é o fato de que os usuários podem ter acesso a todos os recursos da suíte de aplicativos da Google. No Sala de Aula, é possível integrar, por exemplo, as ferramentas Documentos, Planilhas, Apresentações, Gmail, Drive e Meet.
2- Disponível para versão web e mobile
Professores e alunos podem acessar o Google Sala de Aula pelo navegador de seu desktop (computador) ou pelo aplicativo disponível para Android e iOS (celular). Basta estar conectado à internet.
3 – Feedback mais ágil e em tempo real
No Google Sala de Aula, é possível inserir comentários nos arquivos enviados pelos alunos e abrir um chat dentro dos documentos para fazer sugestões em tempo real. Isso facilita o feedback, que é essencial para um melhor aprendizado.
4 – Segurança de dados
O Google Sala de Aula é uma plataforma perfeitamente segura. Nenhum dos dados dos alunos ou conteúdos das aulas são utilizados para fins publicitários. Além disso, os professores têm total controle sobre quem entra e quem sai de suas turmas.
5 – O Google Sala de Aula é gratuito
O Google Sala de Aula é gratuito. Basta criar uma conta Google para ter acesso

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

19:24 Saúde