terça-feira, 14 julho 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cultura

Ator Kirk Douglas morre aos 103 anos

Filho Michael Douglas confirmou morte em comunicado

05/02/2020 21:00:02

O ator Kirk Douglas, de 103 anos, morreu nesta quarta-feira nos Estados Unidos. Pai do também ator Michael Douglas, ele estava aposentado desde que sofreu um acidente vascular cerebral, em 1996.

"É com tremenda tristeza que, com meus irmãos, anuncio que Kirk Douglas nos deixou hoje aos 103 anos", disse Michael num comunicado. "Para o mundo, ele era uma lenda, um ator da idade de ouro dos filmes que viveu seus anos dourados, um humanitário cujo compromisso com a justiça e as causas em que ele acreditava estabeleceu um padrão que todos nós temos que buscar", completou o filho.

Nascido na localidade de Amsterdã, no estado de Nova York, o nome de batismo de Kirk era Issur Danielovitch. Ele era considerado uma das últimas estrelas vivas da chamada Era de Ouro do Cinema Americano, sendo reconhecido como um dos melhores atores da história do cinema. Foram cerca de 80 filmes na carreira.

Para tentar conseguir uma bolsa de estudos, ele entrou para um grupo de atuação. Ganhou a bolsa com uma atriz que também viria a se tornar um sucesso, Lauren Bacall.

Serviu na Marinha dos Estados Unidos no início da Segunda Guerra Mundial em 1941 até seu fim, em 1945. Depois da guerra, voltou para Nova Iorque e começou a atuar em rádio e em comerciais de televisão, enquanto tentava o cinema.

E foi na telona que explodiu em popularidade. Nos anos 1950 foi o protagonista de vários outros filmes clássicos, como Ulisses e 20.000 Léguas Submarinas. Em 1960, atuou em Spartacus. Foi indicado ao Oscar três vezes, mas não ganhou nenhum.

Douglas comprou os direitos de "Um estranho no ninho" na década de 1960, mas acabou repassando-os para seu filho Michael, que produziu o filme na década de 1970 com extremo sucesso.

Kirk Douglas foi casado duas vezes, primeiro com Diana Dill, com quem teve os filhos Michael e o produtor Joel Douglas. Com sua segunda esposa, Anne Boydens, teve também dois filhos, o produtor Peter Vincent Douglas e o ator Eric Douglas, que morreu em 2004 por uma overdose de drogas.

Depois de escapar com o corpo todo queimado de um acidente de helicóptero, no qual os dois outros tripulantes morreram, Kirk Douglas padeceria ainda do AVC, que afetou parcialmente sua capacidade de falar. Tratando-se com uma fonoaudióloga, ele ainda discursaria em agradecimento à premiação do Oscar, de onde recebeu das mãos de Steven Spielberg a estatueta em honra à sua obra cinematográfica.

Em 2018, ele foi aplaudido de pé na cerimônia do Globo de Ouro. Kirk chegou numa cadeira de rodas acompanhado da nora, a atriz Catherine Zeta-Jones, que é casada com Michael Douglas. (Foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

06:07 Polícia