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Economia

ANTT sugere pedágio em Barra Mansa na Dutra

16/01/2020 10:10:28

A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) apresentou na quarta-feira, em audiência pública na cidade do Rio de Janeiro, a proposta da nova concessão do sistema rodoviário entre o Rio e São Paulo. O projeto prevê mais pedágios na Via Dutra (BR-116) e a concessão da Rodovia Rio-Santos (BR-101), que passa por Angra dos Reis e Paraty.

De acordo com a agência, a proposta é dividir a concessão total de 598,5 quilômetros entre duas rodovias, mas está sendo alvo de muitas críticas. Pelo projeto, a BR-101 irá ligar o Arco Metropolitano do Rio de janeiro a Ubatuba, no litoral de São Paulo.

Já a Dutra terá uma concessionária responsável pelo trecho de Seropédica, no estado do Rio, até a Marginal Tietê, em São Paulo. O novo projeto percorre 32 municípios, mas não contempla a Baixada Fluminense, que vai ficar sob responsabilidade de uma outra concessionária.

O número de pedágios na Dutra vai aumentar, se vingar o que sugere a ANTT: seriam mais duas praças de cobrança, uma delas em Barra Mansa. Já a Rio-Santos teriam quatro pedágios, cobrados em Itaguaí, Angra dos Reis e Paraty – o quarto será no estado de São Paulo.

Para a Associação de Construtores do Rio de Janeiro é uma das entidades que criticam o modelo. "Você vai ter duas concessões independentes na mesma estrada, o que representa um aumento de custos dentro da modelagem que foi feita", diz o presidente da entidade, Luiz Fernando dos Santos Reis. A associação também critica a integração da Rio-Santos ao projeto.

A proposta da ANTT é melhorar o fluxo de transportes em áreas críticas, como a Serra das Araras, e transformar em pistas duplas a BR-101, hoje em pista simples por quase todo o percurso.

O contrato atual da Via Dutra, administrado pela CCR, vence em março de 2021. Depois disso, uma nova concessionária vai administrar a estrada por 30 anos. O investimento previsto no projeto é de R$ 32 bilhões. (Foto: rotasturisticas.com)

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