domingo, 21 outubro 2018
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

Animais silvestres recebem cuidados especiais no Zoo-VR

Zoológico recebe diversas espécies todo mês

12/05/2018 08:42:59

Há cerca de um mês e meio, uma coruja-buraqueira chegou ao Zoológico Municipal de Volta Redonda (Zoo-VR) com uma das asas machucada e que precisou ser imobilizada. Agora, a ave já teve a imobilização retirada, não passa mais por medicação e está na fase de fortalecimento da musculatura para melhorar o vôo. Se tudo correr bem, será encaminhada para a soltura e devolvida à natureza. Assim como a coruja, 12 outros animais que necessitam de cuidados especiais e/ou que estão em observação recebem atendimento atualmente nos setores de Biologia e Veterinária do zoológico.

“Os animais chegam por resgate do Corpo de Bombeiros, da Guarda Ambiental, ou através de doação, que é quando alguém encontra um animal no caminho, numa situação difícil, com algum tipo de machucado e traz pra gente”, conta a secretária municipal de Meio Ambiente, Daniela Vasconcelos.

De janeiro até esta sexta-feira, dia 11, o zoológico recebeu 137 animais silvestres. Conforme o registro de animais resgatados nesses primeiros meses de 2018, o gambá é o que mais aparece na lista. Também chegaram outras espécies como lobo-guará, bicho-preguiça, diversas espécies de aves, etc.

De acordo com o diretor do Zoo-VR, Jadiel Teixeira, os animais recebidos passam pelos cuidados das equipes e, quando possível, são soltos na natureza. Ainda segundo Jadiel, o departamento de Biologia tem o setor de cuidados especiais, onde ficam os animais que precisam de uma atenção maior, que têm dificuldade de alimentação, ou estão passando por algum tipo de tratamento, até mesmo alguns filhotes.

A secretária Daniela Vasconcelos explica que o zoológico conta ainda com o setor extra, que é um espaço em frente à Veterinária, com pequenos recintos onde os animais que estão recebendo tratamento são observados diariamente pelos veterinários. “Ali ficam animais que tomam antibiótico, que possuem algum tipo de imobilização ou que precisem de um espaço um pouco maior do oferecido na Biologia”, explica Daniela, lembrando de um jabuti que chegou no zoológico uma vez em estado grave, com corte no casco. O animal passou por cirurgia e conseguiu se recuperar.

Os visitantes do zoológico apreciam os cuidados com os animais. A estudante Andreza Canuto dos Santos, de 16 anos, foi conferir pela primeira vez a fauna do local e elogiou a estrutura. “Morava no Rio e agora estou em Barra Mansa, mas nunca tinha vindo aqui. Achei muito interessante o lugar. Os animais parecem bem cuidados”, comentou.

O prefeito Samuca Silva elogiou o trabalho realizado pela equipe do zoológico e ressaltou a importância do espaço para a cidade.

“Temos o único zoológico público do interior do estado e que é totalmente gratuito. Os animais que ali estão são bem cuidados e o espaço conta com uma boa infraestrutura para o lazer das famílias”, comentou Samuca Silva.

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

16:28 Esporte