quinta-feira, 16 julho 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

Ambientalistas vão pedir transformação de pedreira em monumento natural

Solicitação será encaminhada à prefeitura

05/06/2020 09:49:53

Ambientalistas ligados ao MEP (Movimento Ética na Política) vão propor à prefeitura a transformação da Pedreira da Voldac no primeiro Monumento Natural de Volta Redonda. A decisão foi tomada numa reunião virtual, como forma de marcar o Dia Mundial do Ambiente, que se comemora neste dia 5. A proposta ao prefeito Samuca Silva será encaminhada na próxima segunda-feira.

De acordo com os ambientalistas, o local deve ser considerado como um espaço de proteção, ciência, educação, lazer e cultura. O coletivo vem, desde 2018 discutindo com a sociedade civil e científica, além do poder público municipal – uma proposta de recuperação e proteção da área, desapropriada pelo município em 2008.

A pedreira, desativada na década de 1980, compreende um paredão de rochoso de cerca de 75 metros de altura, em um terreno com área total de 137 mil metros quadrados. aproximadamente.

O local possui fauna e flora diversa, está localizado próximo a uma mina de água e é acessado por uma trilha. Na plenária online a equipe ambiental multidisciplinar informou sobre os estudos de campo e dados preliminares que consideram oportuna a criação do monumento natural.

Este tipo de unidade de conservação é criado através lei ou decreto municipal. “A sociedade pode participar ativamente do processo e o órgão público deve providenciar estudos técnicos e demais procedimentos para criação da unidade”, diz José Maria da Silva, o Zezinho do MEP.

Neste sábado, o movimento organizará, a partir das 16 horas, uma visita virtual à pedreira, através de vídeos e fotos.

 

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

12:17 Cidades