sábado, 26 maio 2018
Fale Conosco | (24)3343-5229

Educação

Alunos resgatam cultura através da história de Barra Mansa

03/05/2018 11:12:46

Resgatar a história e cultura de Barra Mansa. Este é um objetivos da Fundação Cultura Barra Mansa, que, através da valorização da identidade local e a preservação da cidade e seus patrimônios, realiza mensalmente estudos com alunos da rede municipal de educação. Nesta quarta-feira, o gerente de Patrimônio Cultural da fundação, Nikson Salem, esteve na Escola Municipal Cajueiros para contar um pouco da história do município.

Os alunos tiveram uma tarde dinâmica e interativa. Também historiador, o gerente contou a história de Barra Mansa, desde o seu desbravamento, passando pelo ciclo do café e pecuária leiteira, até sua industrialização. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os patrimônios históricos e outros símbolos barramansenses, como mapa e significado do brasão.

“Trabalhamos dentro das disciplinas de História e Geografia todo o nosso município. Desde mapas, patrimônios e até mesmo a economia, como o desenvolvimento do comércio. Ficamos aguardando ansiosamente pela visita da Fundação de Cultura para mostrar aos alunos parte do que representa Barra Mansa e agora esperamos visitar os locais e concretizar ainda mais o aprendizado”, ressaltou a professora Isabele Assumpção.

Como o bairro Cajueiro fica no limite entre Barra Mansa e Volta Redonda, a diretora Raquel Couto explicou que é essencial resgatar a identidade e cultura local. “O primeiro ambiente social das crianças é a família. Então no primeiro ano, o conteúdo trabalhado na escola é a família. Já no segundo ano começamos a falar dos bairros, onde eles moram, onde estudam. E quando chega ao terceiro ano, falamos sobre nosso município. Há uma necessidade muito grande em resgatar essa identidade das crianças da Região Leste por serem bairros limítrofes. Moro em Volta Redonda ou em Barra Mansa? Por isso, fazemos muita questão de um conhecimento mais à fundo sobre a cidade” afirmou.

Raquel completou dizendo que o próximo passo será as visitas aos pontos históricos. “Com a visita, os alunos poderão vivenciar todo o conhecimento adquirido dentro de sala de aula, mas de forma prática”.

Ao fim da palestra, os alunos receberam jornais com a história da cidade e participaram do sorteio de livros de história barramansense.

Para agendamentos de visitas aos patrimônios históricos locais, os interessados poderão entrar em contato pelo telefone (24) 3326-0405 ou por meio do e-mail: cultura.patrimonio@barramansa.rj.gov.br. (Foto: Divulgação)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

19:29 Esporte