sexta-feira, 17 novembro 2017
Fale Conosco | (24)3343-5229

Educação

Alunos da UFF lançam ‘vaquinha’ para participar de competição nacional

26/10/2017 13:26:43

Alunos do curso de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF) de Volta Redonda criaram uma “vaquinha virtual” com o intuito de arrecadar recursos para disputarem, mais uma vez, uma competição nacional, no início do ano que vem. O valor não é elevado. Foi fixado em apenas R$ 2 mil.

O recurso é para garantir a participação na disputa promovida pela SAE Brasil – uma instituição voltada para o desenvolvimento de tecnologias –, marcada para 22 de fevereiro, em São José dos Campos. Este ano, a competição reunirá equipes universitárias que se dedicaram a desenvolver um veículo off-road. A competição permite a estudantes de engenharia de todo o país a oportunidade de complementar a formação acadêmica, colocando em prática o aprendizado adquirido em sala de aula, visando uma melhor preparação para o mercado de trabalho.

Alunos da UFF lançam ‘vaquinha’ para participar de competição nacional

Denominada UFF Baja, a equipe de Volta Redonda é formada por 21 alunos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia Metalúrgica, sob a orientação de uma coordenadora do projeto desenvolvido na escola. Ano passado, entre 88 equipes de todo o Brasil, a equipe da UFF ficou em 18º lugar no geral e em terceiro no estado do Rio.

- A competição está marcada para fevereiro, mas temos que pagar a inscrição até novembro – explica Bianca Esteves Chaves, de 23 anos, gerente geral da equipe. “É uma oportunidade que temos de colocar em prática o que aprendemos”, acrescenta a estudante.

O valor de R$ 2 mil, detalha Bianca, é por cada veículo inscrito: “Ano passado, disputamos com verba da universidade. Este ano não temos isso certo e, por isso, decidimos fazer a vaquinha online. Estamos correndo atrás sozinhos”.

Alunos da UFF lançam ‘vaquinha’ para participar de competição nacional

A competição tem várias regras que exigem criatividade e conhecimento dos alunos. Eles são responsáveis por todo o projeto, desde o desenho até a montagem e testes, para apresentar a juízes que são, em sua maioria, funcionários de empresas. “É o nosso primeiro grande contato com o mercado de trabalho”, ressalta a gerente, afirmando ainda que, pelas regras, apesar de um professor coordenador, ele não pode interferir em nenhuma etapa. “A competição é uma avaliação completa do que estamos aprendendo”, prossegue Bianca.

Apesar de um motor padronizado para todos, cabe aos estudantes a criação e desenvolvimento dentro de regras estabelecidas para estrutura e segurança dos veículos, por exemplo.

Alunos da UFF lançam ‘vaquinha’ para participar de competição nacional

A equipe foi criada em 2006 e, desde sua primeira participação em competições, a partir do ano seguinte, vem alcançando melhores resultados. Isso se deve, segundo os alunos, ao desenvolvimento de pesquisas voltadas para a área automobilística e a experiências adquiridas em projetos anteriores.

A vaquinha online acaba de ser lançada. Quem quiser contribuir, deve clicar neste link. (Fotos: Divulgação)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

16:57 Estado