quarta-feira, 21 novembro 2018
Fale Conosco | (24)3343-5229

Especiais

Alunos da ETPC têm alto índice de aprovação no Ensino Superior

Independente da área escolhida, curso técnico contribui na compreensão de conteúdos, amadurecimento e escolha da área de atuação

20/03/2018 16:20:54

Gabriel Oliveira apresentando projeto sobre petróleo e gás no evento Conheça a ETPC

Atualmente, um dos maiores desafios das escolas é se manterem atualizadas para acompanhar as mudanças e os avanços tecnológicos. Mais ainda: permitir que os alunos consigam utilizar as novas tecnologias de maneira prática e eficiente, adquirindo uma base sólida para obter bons resultados no Enem e vestibular.

A Escola Técnica Pandiá Calógeras (ETPC), em Volta Redonda, tem se diferenciado justamente por aliar o Ensino Médio ao curso técnico para proporcionar uma organização curricular mais ampla e efetiva, sendo uma excelente opção para aproximar a escola das novas demandas do mercado de trabalho. Além disso, outro ponto importante é permitir aos jovens contato com diversas áreas do conhecimento, dando a eles mais segurança na hora de escolher a graduação. Os alunos da ETPC participam de visitas a empresas, de estágios e aprendem a desenvolver projetos em diversos níveis de complexidade.

O resultado desta metodologia está sendo observado no desempenho dos ex-alunos: só no ano passado 80% dos que buscaram graduação de nível superior foram aprovados. Além disso, 23 alunos ficaram entre os 10 primeiros colocados e 53% das aprovações foram em universidades públicas. 

A ex-aluna Isabella Marinho passou no curso de Medicina na UBA (Universidade de Buenos Aires), além de Engenharia Biomédica no INATEL e Biomedicina na UNIP. Ela afirma que fazer o Ensino Médio com curso técnico em Mecatrônica na ETPC foi decisivo no momento de escolher a profissão: “O curso técnico em mecatrônica me deu bagagem e amadurecimento para escolher a graduação em medicina. Mesmo para quem decide atuar em áreas distintas após concluir o Ensino Médio, o ensino técnico da ETPC auxilia no amadurecimento e oferece experiências práticas sobre o mundo do trabalho. Isso foi fundamental para eu decidir entre exatas e biológicas”.

Alunos da ETPC têm alto índice de aprovação no Ensino Superior

Na ETPC: Bárbara Reis, João Pedro Domingos Rodrigues, Luana Campos, Thiago Tagiba e Isabella Marinho

Gabriel Oliveira, também ex-aluno da ETPC, foi aprovado no curso de Geologia da Universidade Federal do Espírito Santo. Ele concorda com Isabella. Para Gabriel, o curso técnico também foi importante para a escolha: “Sempre me interessei por Geologia e, com a estrutura oferecida pela ETPC, tive certeza sobre a área que queria seguir ao fazer o curso técnico em Petróleo e Gás. A escola concilia teoria com a prática e nos dá muitos recursos e oportunidades para aplicarmos o conhecimento que aprendemos em sala de aula. Isso me ajudou no vestibular e tenho certeza que será um diferencial na minha graduação”.

O diretor da ETPC, Rogério de Paiva, avalia que ao passar por um curso técnico os alunos se tornam mais preparados para o Ensino Superior, ingressando no mercado de trabalho com mais maturidade e preparo. Essa base, diz ele, favorecerá suas escolhas por toda trajetória estudantil e seu desenvolvimento durante a vida profissional. “Vivemos uma revolução no mercado de trabalho, com profissões novas surgindo o tempo todo. Precisamos estar preparados com cursos e metodologias adequadas, que potencializam a criatividade dos alunos, desenvolvem suas habilidades emocionais, autoconhecimento e pensamento crítico”, afirma.

Alunos da ETPC têm alto índice de aprovação no Ensino Superior

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

18:12 Nacional