sábado, 15 dezembro 2018
Fale Conosco | (24)3343-5229

Estado

Alerj derruba veto de Pezão em relação à Cedae

Acordou selou posição da maioria

05/12/2018 17:11:19

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) derrubou, nesta quarta-feira, o veto do governador Luiz Fernando Pezão à suspensão do aval ao processo de privatização da Cedae. Após três adiamentos por falta de quórum, foram 44 votos favoráveis à derrubada do veto e um contrário, além de oito abstenções. O tema faz parte da lei que criou o Programa de Refinanciamento de Dívidas do ICMS, o Refis. O governador Luiz Fernando Pezão, ao analisar o tema, sancionou o Refis, mas vetou o fim da privatização por temer a exclusão do estado do Regime de Recuperação Fiscal firmado com a União.

Uma reunião entre os líderes dos partidos que compõem a Alerj, no início da tarde, determinou o acordo para a derrubada do veto. A decisão veio após o governador eleito, Wilson Witzel, ceder à pressão dos deputados de oposição de olho na desobstrução da pauta de votações. Witzel precisa que a Alerj discuta, ainda em 2018, a renovação do Fundo de Combate à Pobreza e da calamidade pública financeira no estado.

O risco, neste momento, é o Conselho de Supervisão do Regime de Recuperação Fiscal indicar ao Ministério da Fazenda a quebra do acordo firmado com o estado do Rio.

A Cedae é dada como garantia à antecipação do empréstimo, de dezembro de 2017, que serviu para pagar os salários dos servidores estaduais. Para não perder a Cedae para a União, o Rio terá que pagar, até dezembro de 2020, quase R$ 4 bilhões. As informações são do jornal Extra.

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

13:41 Polícia