terça-feira, 04 agosto 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Especiais

Ajuda não precisa de encaminhamento

Cais Aterrado conta com psiquiatra 24 horas

31/01/2020 08:28:28

Pessoas que apresentam um quadro depressivo não precisam de qualquer tipo de encaminhamento para atendimento nas unidades do Caps (Centro de Atendimento Psicossocial). Em Volta Redonda, são quatro unidades, instaladas no Conforto, Vila Mury (Usina de Sonhos), Jardim Belvedere e Conforto, onde se situa o Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas). Já o Cais Aterrado conta com um psiquiatra todos os dias, durante 24 horas.

- Dependendo da condição, a pessoa é encaminhada para o Cais Aterrado e a equipe de Saúde Mental. A demanda é espontânea, não depende de encaminhamento – explica a coordenadora Renato Vasquez Molina. Segundo ela, as pessoas são inseridas no atendimento da psicologia, que pode ser individual ou em grupo.

De acordo com a psicóloga Edna Quintina, medicamentos não costumam ser o principal recurso no tratamento, destacando o acolhimento que, assegura, tem resultados satisfatórios.

‘ADOECIMENTO EMOCIONAL’

Ela salientou também que há casos que envolvem também o acolhimento da família, dependendo do contexto. O serviço tem outro diferencial. Se o paciente deixa de comparecer ao atendimento, é feita uma busca para que ele seja localizado e se saiba o motivo da ausência.

- Ninguém deve ter receio de procurar ajuda. E a família deve estar atenta aos seus pares, assim como na escola e no trabalho – aconselha Edna.

A psicóloga ainda alerta para que sinais de ideação de suicídio não sejam menosprezados, como se a pessoa estivesse apenas querendo chamar a atenção. “E, se for mesmo para chamar a atenção, é sinal de que a pessoa precisa mesmo de ajuda. Por que preciso chamar a atenção? Se estiver bem, ninguém precisa apelar para chamar a atenção”, diz Edna, ao falar do que chama de “adoecimento emocional”.

Leia também

Tentativas de suicídio aumentam em Volta Redonda

22 anos e 4 tentativas de suicídio

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

19:20 Saúde